Questões sobre Educação em Geografia

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

No ensino da geografia, a atividade construtiva entre sujeito e objeto está voltada aos aspectos avaliativos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

O entendimento discente da totalidade do espaço como objeto inicial de observação do saber geográfico é consolidado conforme a condição sociocultural e o capital cultural do aluno.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A percepção que os alunos têm do conceito de lugar na geografia pode ser de grande utilidade para a localização e o conhecimento de diferentes partes do mundo, sobretudo por meio dos mapas temáticos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

O pensamento geográfico tem como objeto a espacialidade da sociedade, estudada por meio de conceitos que apresentam traços comuns, tais como os conceitos de espaço, lugar, paisagem, região e território.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a concepção construtivista, a ação didática pode ser estabelecida a partir da Internet, importante ferramenta da atual era das tecnologias da informação e comunicação capaz de auxiliar o entendimento dos estudantes a respeito da ação do homem no espaço.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue os itens a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.

Pensar a geografia de acordo com a necessidade de produção de um conhecimento capaz de construir uma teoria da prática socioespacial urbana passa pela fragmentação das categorias tempo e espaço, a fim de um melhor entendimento da totalidade.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue os itens que se seguem. A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue os itens que se seguem. No aprendizado de geografia, as competências são adquiridas a partir do desenvolvimento de várias habilidades.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Pesquisar, analisar e comparar, de maneira interdisciplinar, as relações entre preservação e degradação, e elaborar esquemas de investigação, por exemplo, são algumas das habilidades e competências associadas à
  • A. comunicação.
  • B. contextualização sociocultural.
  • C. investigação.
  • D. representação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atente ao seguinte excerto: “A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico [...]. Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço.”

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1, 5, 3, 2, 4.
  • B. 3, 5, 4, 2, 1.
  • C. 3, 2, 5, 4, 1.
  • D. 2, 4, 1, 5, 3.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: