Questões sobre Educação em Geografia

Considerando essa situação hipotética e o texto apresentado, assinale a opção correta, acerca da abordagem teórica e metodológica a ser adotada pelo professor para ministrar a aula.

  • A. O professor deve abordar as definições sobre os povos citados e os tipos de migrações em que se encaixam, assim como o conceito geográfico de lugar, espaço de pertencimento desses árabes.
  • B. O fundamentalismo islâmico deve ser a ideia central da explicação do professor, já que o assunto é atual, está citado nos dois parágrafos do texto e o daash formou seu recente Califado, que foi reconhecido pelos países árabes.
  • C. A abordagem do professor deve centrar-se na constante migração dos peshmergas e dos sírios no Oriente Médio em decorrência dos conflitos em território iraquiano, iniciados com a Primavera Árabe.
  • D. Uma aula de cartografia demonstraria com detalhes a forma como os refugiados sírios vivem, muitas vezes em extensos campos e em condições extremamente precárias, como na cidade de al-Malikia.
  • E. Uma aula de geopolítica sobre a territorialidade do Estado Islâmico e seus aliados, entre os quais se incluem os peshmergas, seria pertinente do ponto de vista teórico, pois o domínio dos radicais islâmicos abarca pedaços da Síria e do Iraque.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX estão sistematizadas no pensamento de
  • A. Karl Marx, que influenciou o desenvolvimento da geografia marxista.
  • B. Milton Santos e seu estudo do espaço em objetos e ações.
  • C. Yves Lacoste e sua geografia a serviço do Estado Maior.
  • D. David Harvey e sua produção capitalista do espaço.
  • E. Friedrich Ratzel, alemão e teórico do determinismo geográfico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Tendo o texto 7A1AAA como referência e considerando o cenário atual do ensino da geografia, assinale a opção correta.
  • A. O atual ensino da geografia crítica brasileira foi claramente influenciado pela escola francesa, da qual La Blache foi o maior expoente.
  • B. A dinâmica do ensino da geografia atual consiste nas múltiplas relações entre os elementos da paisagem em interações matemáticas e quantitativas.
  • C. Ao tratar a análise espacial como estratégica política, a escola possibilista desenvolve uma concepção integrada do espaço, em uma perspectiva popular e crítica.
  • D. A escola de La Blache influenciou diretamente a geografia crítica contemporânea ao apresentar o homem como produto do meio.
  • E. A perspectiva do texto, pautada na paisagem, reforça a ideia que embasa o atual ensino de geografia, qual seja, a contextualização descritiva do espaço.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação aos geógrafos e cientistas sociais que estudam as dinâmicas espaciais do capitalismo, julgue os itens a seguir. Os estudos regionais desenvolvidos na geografia escolar do início do século XXI são influenciados pelas concepções estruturalistas do filósofo francês Jean-Paul Sartre. Nesta concepção, a estrutura que dá sentido à globalização é o binômio economia versus poder, em suas diversas manifestações espaciais.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

O ensino de geografia deve possibilitar a interação dos sujeitos por meio de uma organização com base na dualidade espaço geográfico e tempo cronológico, privilegiando o desenvolvimento individual dos alunos e a relação coletiva entre professor e aluno, a partir da definição de conteúdos organizados em nível crescente de complexidade.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

Alunos e professores pertencem a um meio geográfico, pelo qual são influenciados e no qual exercem influências. Essa relação com o meio perpassa aspectos sociais, econômicos, culturais, históricos, ambientais, e possibilita a proposição de situações didáticas em que os interesses e saberes dos estudantes venham à tona por meio da problematização dos saberes construídos em seu cotidiano.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

No que se refere aos fundamentos teóricos da geografia e às categorias de análise do pensamento geográfico aplicadas ao ensino de geografia, julgue os itens a seguir.

A velocidade das transformações produzidas pela globalização impõe aos professores de geografia a constante atualização e a adoção de metodologias inovadoras de ensino. As redes sociais, o Google Earth, a Internet, os jogos eletrônicos podem contribuir para a prática docente nesse sentido.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

No que se refere aos fundamentos teóricos da geografia e às categorias de análise do pensamento geográfico aplicadas ao ensino de geografia, julgue os itens a seguir.

Considerando-se que a virtualidade não corresponde ao mundo real, o uso de novas tecnologias no ensino de geografia resulta na imposição de um caráter de neutralidade ao conhecimento científico.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Os trabalhos de campo no ensino/aprendizagem de biogeografia permitem a observação da distribuição das unidades de paisagem, que ocupam de forma igualitária e homogênea o espaço.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: