Questões sobre Educação em Geografia

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Listagem de Questões sobre Educação em Geografia

Após a discussão de um texto sobre a Geografia, um professor do IFRN decidiu fazer um exercício prático com a sua turma para que os estudantes pudessem formular ideias a respeito dos conceitos fundantes da Ciência Geográfica. Para realizar tal atividade, estabeleceu, como objetivo, diagnosticar os problemas vivenciados pelos habitantes da cidade de Natal-RN e, como critério para a formação de equipes, utilizou o local de moradia dos alunos: Pajuçara, Potengi, Cidade da Esperança, Neópolis, Ribeira, Ponta Negra, entre outros bairros. Em virtude do critério adotado, o número de pessoas por equipe variou entre 2 e 10 estudantes, e percebeu-se que as esquipes vivenciavam problemas com certo grau de semelhança no espaço interno do bairro, os quais associados aos processos históricos, possibilitaram características muito próprias na sua organização social, cultural e econômica. Os estudantes também perceberam que seus espaços de vivência faziam parte de uma totalidade, a cidade de Natal-RN, e que, desse modo, os processos históricos de produção do espaço dos bairros articulavam-se entre si. Por fim, o professor pediu para que os alunos associassem a atividade prática aos conceitos da Geografia.

Ao analisarem a atividade desenvolvida em sala de aula, os estudantes chegaram à conclusão de que o conceito geográfico que melhor se aplicava a tal situação era o de

De acordo com os objetivos gerais de Geografia para o 1.º e o 2.º ciclos do ensino fundamental, espera- se que os alunos sejam capazes de:

( ) reconhecer a linearidade das atividades produtivas (primeiro estuda-se o extrativismo, depois a agricultura, seguida pela pecuária, indústria e, por último, pelo comércio), pois elas ocorrem numa ordem sequencial.

( ) reconhecer que apenas as condições naturais são determinantes para a identificação das características culturais e comportamentais do homem.

( ) reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de seu grupo social.

( ) reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.

( ) conhecer e compreender algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais.

( ) utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação.

Considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequ8ência, de cima para baixo:

“Colocar as crianças em grupo no decorrer das aulas de Geografia é uma estratégia importante na aprendizagem, pois a troca de conhecimentos leva à reflexão.” Acerca disso, marque a alternativa correta:

Em Valença (RJ), um Professor de Geografia planeja realizar o reconhecimento e o levantamento dos principais objetos geográficos do entorno imediato da Catedral, com sua turma do 6º ano. Nesse intuito, foi selecionado material cartográfico de apoio para que os alunos o usassememcampo. Visando à realização da tarefa planejada, a escala cartográfica mais adequada ao material selecionado é:

Ao planejar uma aula sobre o complexo regional do Nordeste, o professor de Geografia utilizou-se do seguinte procedimento:

I. Na primeira aula, apresentou os aspectos físicos como clima, relevo, vegetação.

II. Na segunda aula, apresentou os aspectos econômicos como industrialização e produção agropecuária.

III. Na terceira aula, apresentou os aspectos da população.

Com base no texto dos Parâmetros Curriculares de Geografia, é correto afirmar que o procedimento do professor foi:

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