Questões sobre Linguagem e Fala

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

#Questão 1016143 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, FGV, 2022, SEAD-AP, Perito Criminal - Fonoaudiólogo

Considerando a intervenção fonoaudiológica nos distúrbios de fala apresentados pelos portadores de fissura palatina e/ou disfunção velofaríngea [DVF], relacione os tipos de distúrbios apresentados a seguir às suas respectivas características.


1. Distúrbios obrigatórios

2. Distúrbios compensatórios

3. Distúrbios articulatórios compensatórios


( ) São aqueles diretamente decorrentes do defeito anatômico, os quais dependem da correção deste para que possam ser eliminados.

( ) São alterações apresentadas por indivíduos que adquirem a fala durante o período no qual apresentam DFV.

( ) São aqueles que ocorrem na presença de fissura não operada, da DVF congênita ou da DVF após palatoplastia.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 

Uma perda auditiva pode causar alteração na comunicação e não se limita apenas às dificuldades para ouvir, reflete nos aspectos linguísticos, emocionais, educacionais, sociais e culturais, ocasionando atraso ou não da aquisição da linguagem oral. Com o paciente deficiente auditivo na terapia, são trabalhadas várias habilidades auditivas. Em uma terapia, o fonoaudiólogo realizou uma estratégia em que apresentou para a criança dois sons ou duas palavras, e foi solicitado que ela encaixasse peças em blocos de montagem, se os sons fossem iguais, e, se fossem diferentes, não encaixasse nenhuma peça. Nessa estratégia, o fonoaudiólogo tinha como objetivo trabalhar a habilidade auditiva de

A paralisia cerebral é um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e a postura. Os sintomas ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes, antes do nascimento.
Considerando essa informação, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A fonoterapia começa nos quadris e dirige-se para os lábios.
PORQUE
II- Para muitos indivíduos com paralisia cerebral, o posicionamento apropriado da pelve é essencial para a manutenção da respiração adequada para apoiar a fala.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.

O desvio fonológico é caracterizado por alterações que ocorrem na fala da criança, em que ela realiza uma produção inadequada dos fonemas, bem como o uso inadequado das regras fonológicas da língua. Esse transtorno linguístico é representado por crianças as quais apresentam alterações na produção da fala, na ausência de determinados fatores etiológicos como: dificuldade geral de aprendizagem, déficit intelectual, desordem neuromotora, distúrbios psiquiátricos, problemas otológicos ou fatores ambientais.
A partir das informações apresentadas, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A aquisição fonológica normal é caracterizada por produções governadas por processos fonológicos considerados simplificações realizadas pela criança, visando facilitar aspectos complexos da fala dos adultos. Esses processos estão presentes nas primeiras fases do desenvolvimento linguístico.
PORQUE
II- À medida que a criança vai aprendendo sua língua, esses processos vão sendo superados, permitindo a adequação para o padrão adulto. Quando os processos fonológicos naturais não são suprimidos até os 4 anos de idade, essa criança é classificada como portadora de desvio fonológico.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.

A telessaúde é a prestação do serviço de saúde à distância, através de tecnologia de informação e de comunicação, tanto no setor público quanto no privado. Considerando esse assunto, marque a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis