Questões sobre Linguagem e Fala

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

#Questão 1017603 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

Um paciente de 72 anos de idade, com diagnóstico de disfonia hipocinética resultante da doença de Parkinson, apresenta os seguintes sinais perceptivos durante a fonação: 

#Questão 1017610 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

Pacientes com Distúrbio Específico de Leitura ou Dislexia não apresentam outras alterações no desenvolvimento global. De acordo com esse pressuposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A dislexia é uma alteração neurológica caracterizada por dificuldades no processamento fonológico, sendo assim, é um diagnóstico exclusivo do médico. ( ) Os pacientes com dislexia apresentam distúrbio de linguagem oral, distúrbio fonológico e falhas em aspectos da linguagem escrita. ( ) A dislexia é caracterizada por inteligência normal, sem histórico de problemas fonético/ fonológicos, porém se observa falha em habilidades fonológicas e dificuldades em atividades matemáticas que envolvam leitura prévia (enunciados). ( ) A dislexia é uma patologia caracterizada por inteligência normal, sem alterações de linguagem oral, porém com déficit grande em leitura.

Assinale a sequência correta. 

#Questão 1017613 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido após lesão cerebral, que afeta algumas ou todas as modalidades de linguagem: expressão e compreensão da fala, leitura e escrita. Aproximadamente, um terço das pessoas que sofrem acidente vascular cerebral apresenta afasia. A classificação clínica das afasias baseia-se nos desempenhos do paciente quanto às habilidades linguísticas. Qual afirmativa descreve a afasia de Broca?

#Questão 1017614 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

A disartria é uma perturbação da fala que ocorre em consequência do surgimento de alterações neurológicas. Essa patologia é caracterizada pela existência de descoordenação entre os processos de articulação, vozeamento, respiração, ressonância e entoação. A pessoa com disartria demonstra dificuldade na movimentação da língua e músculos da face, o que dificulta a articulação e a pronúncia das palavras, uma vez que os músculos da boca, língua e laringe sofreram alterações. Sobre os tipos de disartria, analise as afirmativas.

I. Disartria espástica: caracterizada por afetar em grande parte a respiração e a fonação, o que leva à produção da fala com distorção das vogais e consoantes imprecisas, lentidão na fala, produção de frases curtas com interrupções tonais. Pode ser acompanhada de movimentos e reflexos anormais de espasticidade nos músculos da face.
II. Disartria flácida: é caracterizada pela existência de uma voz rouca e pouco intensa, nasalada, com pouca força e articulação distorcida das consoantes.
III. Disartria atáxica: sendo derivada de lesões no cerebelo, é caracterizada pela produção da fala lenta com voz áspera, monótona e com pouca variação na intensidade. Ocorrem distorções na articulação e alterações na entoação dos acentos em determinadas sílabas. Em alguns casos pode ocorrer tremor nos lábios e língua.
IV. Disartria hipocinética: caracterizada por movimentos lentos, limitados e repetitivos nos músculos que implicam a fala. É, por isso, apresentada uma voz rouca e tremida, e a articulação é imprecisa. As frases produzidas tendem a ser curtas.

Estão corretas as afirmativas 

#Questão 1017615 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

O distúrbio fonológico é um problema de linguagem, manifestado pelo uso inadequado, observado na fala, das regras fonológicas características do sistema usado pelos falantes adultos da língua. Assinale a alternativa que NÃO apresenta característica(s) de crianças com distúrbio fonológico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis