Questões sobre Linguagem e Fala

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Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

A respeito da gagueira, leia as afirmativas abaixo:
I.Pessoas que gaguejam, como grupo, não diferem dos seus pares fluentes por apresentarem, na média, uma pontuação levemente mais baixa em testes de inteligência, tanto em tarefas verbais quanto em tarefas não-verbais.
II.Estudos baseados na análise de traços de personalidade e das interações entre pais e filhos não detectaram padrões psicológicos consistentes que pudessem ser associados à gagueira.
III.Algumas teorias consideram a gagueira como um comportamento aprendido, resultante de estímulos externos desfavoráveis, normalmente reações parentais negativas a episódios normais de disfluência na criança.
IV.Alterações no feedback auditivo (p.ex., retroalimentação auditiva atrasada ou com alteração de frequência), várias outras formas de estimulação auditiva (p.ex., leitura em coro) e mudanças do ritmo da fala (p.ex., fala silabada) produzem uma redução imediata e significativa na frequência da gagueira.

É CORRETO o que se afirma em:

Segundo Ainsworth e Fraser (2012), e Bohnen e Ribeiro (2016) são considerados "alto risco para a cronificação da gagueira" os seguintes fatores:
I.Apresentar no discurso porcentagem igual ou maior de 15% de disfluências típicas da gagueira. I.Alteração de fala como distúrbios fonéticos- -fonológicos. III.Linguagem oral abaixo ou acima do esperado para a idade. IV.Tipo de surgimento. Sendo considerado risco consecutivamente crescente para surgimento abrupto, intermitente e gradual.

Estão corretas as afirmativas:

As disfluências podem aparecer na fala de qualquer falante. Entretanto, há que se diferenciar disfluências comuns das disfluências típicas da gagueira (Oliveira e Bohnen, 2017), além de se considerar a frequência em que aparecem no discurso. Segundo Yairi e Ambrose (1992) e Oliveira et al (2017), é uma disfluência típica da gagueira:

Os distúrbios miofuncionais orais decorrentes do hábito de sucção de chupeta ou dedo envolvem alterações musculares dos lábios e língua, como os listados nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

A respeito da aquisição da linguagem, analise as afirmativas a seguir:
I. Para chegar ao nível alfabético de escrita, a criança precisa compreender o que é letra e seu valor sonoro.
II. Envolve conhecimentos em termos de consciência fonológica e segmentação da palavra em unidades fonêmicas, de modo a permitir a identificação dos sons que compõem as palavras e sua correspondência com as letras que podem escrevê-los.
III. A leitura constitui basicamente um ato de juntar letras em sílabas e sílabas em palavras, ou seja, o indivíduo deve memorizar os sinais gráficos e os sons que eles reproduzem.

Assinale

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