Questões sobre Linguagem e Fala

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Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

#Questão 1132360 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, AMAUC, 2025, Prefeitura de Jaborá - SC, Fonoaudiólogo (Equipe Multidisciplinar)

A consciência fonológica é fundamental no desenvolvimento da leitura e escrita, pois envolve a habilidade de reconhecer e manipular os sons das palavras. Com base nesse tema, assinale a alternativa correta sobre a relação entre consciência fonológica e alfabetização. 

#Questão 1132363 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, AMAUC, 2025, Prefeitura de Jaborá - SC, Fonoaudiólogo (Equipe Multidisciplinar)

A avaliação fonoaudiológica utiliza diferentes métodos para identificar alterações de voz, fluência, motricidade oral e linguagem, com estratégias individualizadas de tratamento. Analise as afirmativas a seguir.

I.A análise acústica da voz mensura parâmetros como frequência fundamental e jitter, fornecendo dados objetivos para o diagnóstico e monitoramento.
II.Os protocolos clínicos para avaliação de motricidade oral analisam funções como mastigação e deglutição, com foco na eficiência funcional.
III.A identificação de padrões de gagueira é baseada principalmente na observação clínica, sem priorizar dados quantitativos sobre disfluências.

Está correto o que se afirma em: 

As fissuras lábio-palatinas (FLP) são malformações congênitas de etiologia multifatorial, envolvendo fatores genéticos e ambientais. Essas anomalias representam as malformações congênitas mais prevalentes na região facial e decorre da interrupção nos processos de fusão craniofaciais embrionárias responsáveis pela formação do palato primário e secundário, processo que ocorre entre a quarta e a décima segunda semana de gestação. Com base nessas informações, selecione a alternativa que descreve corretamente as alterações típicas associadas às FLP na audição e na fala de crianças.

Segundo a teoria inatista chomskyana, na avaliação de criança bilíngue (português-inglês) com suspeita de DEL, a preservação do princípio de subjacência nas duas línguas associada a déficit específico em:

Na perspectiva behaviorista skinneriana, durante terapia fonoaudiológica de criança com atraso de linguagem expressiva, a emergência de mandos sem treino direto após estabelecimento de tatos para mesmos estímulos caracteriza primariamente:

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