Questões sobre Linguagem e Fala

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Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

Em relação ao desenvolvimento de linguagem e fala, analise as afirmativas a seguir.

I. Bebês são hábeis em identificar, reconhecer e discriminar sinais maternos, tais como o cheiro, padrão vocal e prosódia, muito precocemente.
II. Ao longo do primeiro ano de vida o jogo social evolui para comportamentos comunicativos mais elaborados, surgem vocalizações, o balbucio, e ao final desse primeiro ano haverá a conquista da palavra pela criança.
III. Nem sempre os marcadores do desenvolvimento da linguagem seguem trajetória em ritmo esperado, há crianças que apresentam padrão de velocidade e extensão mais lento.

Está correto o que se afirma em 

A criação da escrita pode ser vista como o marco mais significativo da transição do homem primitivo para o civilizado, foi criada em resposta ao anseio de registrar a fala.

Em relação à oralidade e à escrita, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.

( ) Todos os povos desenvolveram a comunicação oral, porém nem todos desenvolveram a escrita.
( ) O objetivo da escrita não é simplesmente o registro da fala, mas transmitir mensagens por meio de um sistema convencional que representa conteúdos linguísticos, pressupondo uma análise da linguagem.
( ) Os sistemas de escrita baseiam-se na linguagem oral, fato que tem importantes implicações em como a escrita e a ortografia funcionam.

As afirmativas são, respectivamente,

Sobre o desenvolvimento da linguagem oral, analise as afirmativas: 


I - A morfologia refere-se à estrutura e formação das palavras, incluindo afixos e flexões gramaticais.


II - A semântica estuda os significados das palavras e suas relações dentro do enunciado.


III - A sintaxe trata da organização das palavras em frases e enunciados, seguindo regras estruturais da língua.


IV - A pragmática envolve a compreensão e uso da linguagem em diferentes contextos comunicativos.


Estão corretas as afirmativas: 

Leia o texto a seguir.

Estudo dos aspectos que abrangem noções de reconhecimento de rimas (versificação), aliterações (identificação de segmentos iniciais), segmentação (análise), síntese (habilidade de integração dos fonemas ou sílabas em palavras) para verificar o conhecimento das subunidades das palavras e a capacidade para sua manipulação.

O estudo objetiva o conhecimento do nível

Na avaliação fonoaudiológica de uma criança com suspeita de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), qual característica pode estar presente? 

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