Questões sobre Linguagem e Fala

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Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

Para compreender o desenvolvimento da linguagem infantil, é preciso observar os níveis linguísticos envolvidos. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os níveis linguísticos às suas características ou fenômenos.

Coluna 1

1. Fonético-fonológico.
2. Morfossintático.
3. Semântico-lexical.
4. Semântico-pragmático.

Coluna 2

( ) A criança sabe falar /papa’/ e /tata’/, mas não consegue selecionar os fonemas para falar /pato/.
( ) Estuda a estrutura, a formação e a classificação das palavras.
( ) Esse nível pode ser entendido como a estruturação, reconhecimento e acesso ao vocabulário.
( ) Trata do uso social da linguagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Durante a avaliação fonoaudiológica em um lactente com histórico de hipóxia perinatal, a identificação de qual sinal é indicativa de maior risco para atraso na aquisição de linguagem:

Uma paciente de 45 anos, diagnosticada com apraxia de fala, apresenta dificuldades na programação e execução voluntária de movimentos orais, com preservação da força e do tônus muscular. Considerando esse quadro, a principal estratégia terapêutica fonoaudiológica indicada nesse caso é:

Uma criança de 5 anos é levada à consulta fonoaudiológica com queixa de dificuldades na fala, sendo observado que apresenta alterações na programação e execução de movimentos orais voluntários. O principal diagnóstico fonoaudiológico nesse caso é:

A disartria relaciona-se a um grupo de desordens da fala, resultado de distúrbios no controle muscular dos mecanismos da fala. Dentre as alternativas, identifique aquela que se refira a um problema relacionado à disartria, e assinale a opção CORRETA. 

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