Questões sobre Linguagem e Fala

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

Julgue o item a seguir. 


Desde o nascimento e a primeira amamentação, o bebê já começa a desenvolver a região da boca. Essa evolução, aos poucos, vai permitir que a criança possa emitir os primeiros sons e, depois, copie os sons dos adultos. Mesmo quando o desenvolvimento da linguagem acontece de forma natural e sem imprevisto na criança, ainda assim é obrigatória a intervenção de um fonoaudiólogo até o fim da adolescência. 

Julgue o item a seguir. 


Os neonatos e lactentes com indicadores de risco que obtiveram respostas satisfatórias na Triagem Auditiva Neonatal devem realizar o monitoramento mensal do desenvolvimento da audição e da linguagem na atenção básica. É fundamental que esse monitoramento ocorra mensalmente durante todo o primeiro ano de vida da criança.

A gagueira é um distúrbio da fala que resulta de uma influência complexa de múltiplos fatores que incluem predisposição genética, habilidades motoras da fala, fatores linguísticos, cognitivos, emocionais e ambientais. Sabe-se que seu espectro de fatores de risco é amplo e heterogêneo. Analisar as manifestações clínicas respeitando determinados parâmetros é fundamental, uma vez que as condutas a serem tomadas dependerão da tipologia e da frequência das disfluências, assim como do modo como a criança reage às dificuldades na fala. Sobre as disfluências, assinale a afirmativa INCORRETA.

Os processos da linguagem e da aprendizagem são bastante complexos; envolvem redes de neurônios distribuídas em diferentes regiões cerebrais e se relacionam à percepção da fala, sendo dependentes da integridade auditiva periférica e central. No processo de aquisição da linguagem escrita, o indivíduo passa por uma remodelação dos seus circuitos neuronais. Os transtornos de aprendizagem têm sido foco de inúmeras pesquisas nos últimos anos. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir.
I. Pesquisas demonstraram evidências de deficits fonológicos em dislexias de desenvolvimento. Em outros estudos observou-se a inexistência de múltiplos deficits de processamento temporal nas dislexias, concluindo que disléxicos apresentam integridade das funções visuais e auditiva; por isso, em geral, a orientação espacial encontra-se preservada. Esses achados sugerem que não há relação entre deficits na atenção da seleção espacial e o desenvolvimento de representações fonológicas e ortográficas.
II. A leitura e a escrita envolvem habilidades cognitivas complexas, além da capacidade de reflexão sobre a linguagem em relação aos aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Há uma combinação dos fenômenos biológicos e ambientais no aprendizado da linguagem escrita, envolvendo a integridade motora, sensório-perceptual e socioemocional. Além disso, o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização também são princípios importantes no desenvolvimento do aprendizado da leitura e da escrita.
III. Dificuldades de aprendizagem envolvem alterações no processo de desenvolvimento do aprendizado da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, podendo estar associadas ao comprometimento da linguagem oral. Ainda que as manifestações sejam mais evidentes durante o aprendizado da leitura e da escrita, desde os anos pré-escolares, alguns sinais de dificuldades mais amplas de linguagem podem aparecer, tais como vocabulário restrito, uso inadequado da gramática e alterações no processamento fonológico.
Está correto o que se afirma em

A disartria é um distúrbio de fala, resultante de alterações no controle muscular dos mecanismos envolvidos em sua produção. Sua etiologia inclui lesão do sistema nervoso central ou periférico, que acarreta alterações na emissão oral, devido a uma paralisia, fraqueza ou falta de coordenação dos músculos da fala. Sobre a disartria, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de uma sequela comum de lesões cerebrais não progressivas, consequentes de uma lesão vascular cerebral ou de um traumatismo cranioencefálico, bem como de doenças progressivas neuromusculares, ou que atingem o sistema extrapiramidal. Dessa forma, pode ser secundária a uma tumoração do cérebro, cerebelo ou tronco encefálico, a doenças infecciosas, metabólicas, tóxicas ou degenerativas do sistema nervoso ou do sistema muscular.
II. Existem vários tipos de disartria, de acordo com o local da lesão: disartria flácida; disartria espástica; disartria do neurônio motor superior unilateral; disartria hipocinética; disartria hipercinética; disartria transcortical; disartria atáxica; e, disartria mista. Cada um desses tipos apresenta características peculiares que envolvem o desempenho anormal das estruturas pulmonares, laríngeas, faríngeas, esofágicas e da cavidade oral que, agrupadas, correspondem às bases motoras da fala, responsáveis pela produção de uma fala inteligível.
III. O processo fonoarticulatório em pacientes com disartria tende a ser prejudicado e, apesar da variação dos quadros, é comum encontrar em quase todos os pacientes disártricos: diminuição da velocidade da fala; imprecisão articulatória; fala lenta e irregular; monoaltura; e, monointensidade.
Está correto o que se afirma em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis