Questões de Fonoaudiologia do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2018

Homem, 58 anos, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia do hospital de referência da sua cidade, após 50 dias de cirurgia de retirada de tumor benigno de faringe. O paciente queixa-se de “rouquidão e dificuldade para engolir”. Refere ainda que não apresentava esses sintomas antes da cirurgia. Em avaliação fonoaudiológica foram observados voz rouco-soprosa de grau severo, tempos máximos de fonação reduzidos e incoordenação fono-respiratória importante. Quanto à deglutição, foram verificadas redução da precisão, da força e da amplitude dos movimentos da língua com desvio para esquerda. Não há escape de alimento pelas comissuras labiais. Demais estruturas orais sem alterações.

De acordo com o caso exposto, a hipótese diagnóstica provável é

Criança, 09 meses, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia acompanhado pela mãe, a qual apresentou ao fonoaudiólogo encaminhamento do neuropediatra. Em parte do encaminhamento, constava a seguinte descrição:

“...criança apresenta paralisia do VI e VII pares cranianos; falta de expressão facial; inabilidade para sorrir; hipoplasia mandibular e maxilar; sialorréia; palato alto e estreito; dificuldade para sugar e deglutir. Solicito avaliação e acompanhamento fonoaudiológico”.

O exposto no encaminhamento refere-se à

“As cirurgias ortognáticas são intervenções realizadas na face, mais precisamente nos ossos da maxila, mandíbula e mento, que visam à melhora estética e funcional a partir de uma melhor relação maxilomandibular. A contribuição da fonoaudiologia é a otimização dos resultados cirúrgicos por meio da aceleração da recuperação funcional, adequação ou adaptação das funções orofaciais e a diminuição da ocorrência de recidivas”. (Campiotto, 2013). Sobre o trabalho fonoaudiológico em cirurgia ortognática, considere as afirmativas abaixo.

I O fonoaudiólogo só deve ser acionado no pós-cirúrgico, uma vez que, anteriormente à cirurgia, a deformidade dentofacial existente não permite a completa adequação das funções orofaciais.

II O grau de melhora funcional pós-operatória dependerá de vários fatores, como predisposição genética muscular, padrão facial esquelético, estabilidade da oclusão dentária obtida, história de respiração oral na fase de crescimento facial e desenvolvimento das funções orofaciais, dentre outros.

III Três são os pontos prioritários a serem observados em uma avaliação pré-operatória em cirurgia ortognática: possibilidade da respiração nasal, condições da oclusão labial e possibilidade e contenção da língua na cavidade oral.

IV No pós-operatório, a terapia miofuncional orofacial sistemática tem início, geralmente, entre o 2°e o 5° dia do pós-cirúrgico, independente do edema ou da magnitude da parestesia transitória frequentemente observável.

Em relação ao exposto, estão corretas as afirmativas

A disartrofonia é um distúrbio da comunicação que provoca alterações acústicas da voz advindas do distúrbio articulatório, causando uma deformação na onda sonora por interferência do filtro – trato vocal. Durante o processo de avaliação e terapia da disartrofonia, o fonoaudiólogo deve

O teste da linguinha, obrigatório pela Lei 13.002 de 20/06/2014, consiste na aplicação do protocolo de avalição do frênulo da língua em bebês. Seu objetivo é detectar a presença de alterações no frênulo lingual e o grau de limitação nos movimentos da língua. A atuação fonoaudiológica, nesse teste, consiste em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis