Questões de Fonoaudiologia do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2018

Criança de 3 anos de idade foi levada pela mãe para avaliação audiológica. De acordo com a anamnese, a paciente vem apresentando um quadro de gripe recorrente, agitação e falta de atenção. Segundo a mãe, a criança nunca apresentou alteração auditiva anterior. A meatoscopia demonstra a opacidade da membrana timpânica bilateralmente. Após avaliação audiológica, foi obtido laudo audiológico compatível como perda auditiva do tipo condutiva bilateralmente, de grau leve, com configuração horizontal. Com base nesse caso clínico, os procedimentos utilizados na audiologia pediátrica para avaliação do paciente e realização do diagnóstico audiológico inclui os seguintes recursos:

A audiometria e a logoaudiometria são procedimentos que se complementam na avaliação audiológica. Há uma relação direta entre os resultados desses dois exames, o que fornece subsídios ao clínico para confirmar e interpretar esses resultados. Dentre os procedimentos de logoaudiometria, o índice (percentual) de reconhecimento de fala (IRF ou IPRF) é um procedimento que avalia a inteligibilidade da fala. Tendo como base a correlação clínica entre a audiometria e o IPRF, considere as afirmativas abaixo.

I A melhora do reconhecimento da fala com o aumento da intensidade do estímulo é conhecida como fenômeno de Rollover e é encontrada em perdas sensorioneurais.

 II O IPRF em perdas auditivas condutivas varia de acordo com o grau da perda, podendo ser registrados índices que denotam moderada dificuldade de inteligibilidade (60 a 75%).

III Quando há um desempenho no IPRF incompatível com os resultados da audiometria tonal, suspeita-se de uma alteração retrococlear na audição.

IV O IPRF em perdas auditivas sensorioneurais apresenta uma redução no desempenho do sujeito proporcional ao grau da perda auditiva.

Em relação à correlação clínica entre a audiometria e o IPRF, estão corretas as afirmativas

O desenvolvimento infantil é um processo multidimensional que se inicia com o nascimento e que engloba o crescimento físico e a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança. Crianças com microcefalia e prejuízos do desenvolvimento neuropsicomotor beneficiam-se de Programa de Estimulação Precoce, que objetiva estimular a criança e ampliar suas competências, abordando os estímulos que interferem em sua maturação, para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo. Nesse sentido, o Ministério da Saúde instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento da microcefalia: protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Esse plano contém recomendações a serem adotadas no atendimentos de bebês, portadores de microcefalia, principalmente no que se refere à estimulação precoce. Uma dessas recomendações é:

Criança de 6 meses de idade é levada por sua mãe a uma clínica de fonoaudiologia para avaliação audiológica. Segundo a mãe, a criança não tem apresentado reação quando é chamada. De acordo com a caderneta de saúde, a criança não apresentou nenhum indicador para deficiência auditiva e foi submetida à triagem auditiva neonatal por meio das emissões otoacústicas, com resultado de passa na triagem. Após avaliação audiológica completa, os dados foram sugestivos de espectro da neuropatia auditiva. Tendo como base o quadro clínico do espectro da neuropatia auditiva, considere os resultados apresentados abaixo.

I A criança apresentou respostas comportamentais inconsistentes e emissões otoacústicas transientes dentro dos padrões de normalidade, bilateralmente.

II A criança apresentou curva timpanométrica do tipo "A" bilateralmente e ausência de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico em ambas as orelhas.

III A criança apresentou curva timpanométrica do tipo "A" bilateralmente e ausência das emissões otoacústicas transientes em ambas as orelhas.

 IV A criança apresentou respostas comportamentais normais e presença de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico, dentro do padrão de normalidade, bilateralmente.

São compatíveis com o quadro clínico do espectro da neuropatia auditiva, os resultados presentes em

Paciente, J.F.K, 32 anos, foi encaminhado para realização de avaliação audiológica. Na anamnese, o paciente queixou-se de não entender bem o que as pessoas falam e de que trabalha há 5 anos em uma fábrica cujo ambiente é barulhento. Relatou ainda que, após uma queda de moto, quando sofreu forte pancada do lado direito do corpo, houve sangramento no ouvido e a audição na orelha direita piorou. A avaliação audiológica mostra os seguintes resultados:

O laudo audiológico que corresponde aos resultados auditivos obtidos e expostos nesse quadro é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis