Questões de Fonoaudiologia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2012

Paciente de 87 anos, internada com pneumonia de repetição (terceira em 12 meses), apresenta sequelas motoras, cognitivas e de linguagem decorrentes de AVC hemorrágico ocorrido há 1 ano. Na avaliação clínica fonoaudiológica da paciente internada, identificou-se que a paciente:

I. Apresenta dificuldades de deglutição tanto da fase oral como faríngea, expressas por mobilidade de OFA comprometida, diminuição de elevação de laringe, lentificação de trânsito oral do alimento, resíduos de alimentos no vestíbulo, engasgos frequentes para todas as consistências de alimentos.

II. Não se comunica verbalmente, mas consegue obedecer a ordens. Sua deglutição está preservada para alimentos líquidos, apresentando engasgos para alimentos pastosos e sólidos.

III. É fluente oralmente, com déficit de compreensão e de memória, dificuldade de deglutição, com comprometimento de vedamento labial e velofaríngeo, presentes na ingestão de alimentos sólidos.

IV. Está desnutrida, desidratada, com desorientação espaço – temporal; a deglutição encontra-se preservada.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:

Imagine que um fonoaudiólogo tenha sido contratado para implantar o serviço de fonoaudiologia num hospital voltado para o atendimento do idoso. Para tanto deverá:

I. Propor palestras informativas sobre temas relacionados à atuação da fonoaudiologia hospitalar para toda a equipe, bem como treinar os atendentes de enfermagem sobre o manejo do paciente disfágico.

II. Ao longo do primeiro ano do serviço, registrar a demanda em cada unidade hospitalar (neurologia, cardiologia, oncologia, clínica geral, cirurgia, ambulatório), o número médio de atendimento realizados versus o número de fonoaudiólogos atuante e o tempo médio (em dias) a fim de realizar um planejamento a curto, médio e longo prazo.

III. Como garantia da produtividade do serviço, registrar o tempo médio entre a passagem da via alternativa de alimentação e a solicitação da avaliação da deglutição, bem como o número de sessões decorrido até a introdução, de forma segura, da alimentação por via oral.

IV. Implantar o ambulatório de disfagia para realizar o acompanhamento do paciente idoso pósinternação, com vistas a reduzir o índice de reinternações.

Está(ão) CORRETA(S):

Em relação ao processo de deglutição, pode-se afirmar que:

I. A fase faríngea inicia-se com o reflexo de deglutição e tem como objetivo o trânsito do alimento pela faringe.

II. A faringe se alonga no mesmo momento em que há uma parada respiratória, ocorre uma onda contrátil do esôfago e em seguida a respiração é reiniciada por meio de uma inspiração profunda.

III. Nos casos de aspiração silenciosa, o que ocorre fisiologicamente é uma hipersensibilidade da região faringo-laríngea, desencadeada pela consistência dos alimentos, geralmente sólidos duros.

IV. A fase esofágica inicia-se com os peristaltismos esofágicos, que conduzem o bolo alimentar do esôfago ao estômago. Essa fase encontra-se alterada em quadros de estenose de esôfago, devendo-se orientar o uso de alimentos de consistência líquida e pastosa.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:

Paciente, 78 anos, internado há 10 dias, é portador de doença de Parkinson e necessita fazer angioplastia. Está desnutrido e apresentou quadro de pneumonia. Médico solicita avaliação fonoaudiológica. Analise as hipóteses a seguir:

I. Paciente pode estar com quadro de disfagia associado à doença de Parkinson.

II. Paciente apresenta nível de compreensão rebaixado, confusão mental, alteração de linguagem escrita, flacidez de musculatura de OFA, deglutição comprometida para sólidos.

III. Disfagia pode ser induzida por medicamentos neurolépticos. Os antidepressivos geralmente causam secura na mucosa da boca e a diminuicao da saliva compromete a manipulação do bolo alimentar, além de provocar sonolência, diminuição o estado de vigília e comprometendo a deglutição segura.

IV. Disfagia pode ser decorrente da idade em função de rebaixamento da força muscular, deficiência na mastigação (ausência de dentes, prótese mal adaptada).

Quais hipóteses são compatíveis com o quadro desse paciente?

Correlacione os itens abaixo com as respectivas afirmações:

1. Fase oral da deglutição.

2. Fase faríngea da deglutição.

3. Disfagia leve.

4. Disfagia moderada.

5. Disfagia severa.

6. Sinais de aspiração.

( ) Captação do alimento com precisão e sem escape labial, preparação do bolo alimentar.

( ) Dificuldade no transporte do bolo alimentar, presença de pequena quantidade de saliva e resíduos alimentares em recesso faringeais, sem ocorrer penetração laríngea.

( ) Dificuldade no transporte do bolo alimentar, presença de saliva e resíduos alimentares em recesso faringeais, com sinais sugestivos de penetração laríngea e/ou aspiração de pequena quantidade de alimentos; episódios de pneumonia, déficit nutricional e diminuição do prazer de comer.

( ) Elevação da laringe simetricamente e sem trepidação e ausência de refluxo nasal.

( ) Tosse, engasgo, cianose, fadiga, sonolência e dispneia.

( ) Excesso de saliva e de resíduos alimentares em recessos faringeais com sinais de penetração laríngea e/ou aspiração de alimentos, pneumonias de repetição, desnutrição, diminuição do prazer de alimentar-se com grande impacto na qualidade de vida.

 Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis