Questões de Fonoaudiologia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2012

Analise as seguintes alternativas sobre as emissões otoacústicas (EOA) e marque com V as VERDADEIRAS e com F as FALSAS:

( ) As emissões otoacústicas foram definidas como liberação de energia sonora com origem na cóclea, que se propaga pela orelha média, até alcançar o conduto auditivo externo.

( ) São sons gerados pela contração das células ciliadas internas e detectados na orelha externa, sendo um exame indicado para a avaliação de diversas cocleopatias.

( ) Tem sido útil apenas em triagem auditiva de crianças em berçários de alto risco, como exame complementar à audiometria de tronco cerebral (BERA).

( ) As EOA transientes estão presentes em todas as orelhas funcionalmente normais e que deixam de ser detectadas quando os limiares tonais estão acima de 30 (trinta) dB.

Marque a alternativa CORRETA:

A história clínica precisa, juntamente com os achados audiológicos e testes tradicionais, são usados para diferenciar as patologias cocleares das retrococleares. A alteração que pode confirmar a patologia retrococlear é:

Em relação à estimulação sensório-motora oral em recém-nascidos, podemos dizer que, EXCETO:

Em relação à paralisia facial, analise as afirmações abaixo:

I. A paralisia facial podem ser subdividida em central e periférica. Na central, a paralisia é contralateral e compromete o quadrante inferior da face. Na periférica, tem-se alteração homolateral em toda hemiface. Essa localização do sintoma está diretamente relacionada à área lesada.

II. A paralisia facial pode apresentar várias fases. A fase inicial apresenta a musculatura flácida em repouso e durante a movimentação dos músculos da face observa-se a paresia ou paralisia. A fase das sequelas permanentes em que ocorre a regeneração do nervo e os movimentos retornam em graus variados. Por fim, a fase da atrofia muscular, lentamente progressiva.

III. A paralisia facial pode vir acompanhada de problemas de alimentação, ocorrendo estase de alimento em vestíbulo, devido à flacidez do músculo bucinador, e perda de alimento e sialorreia por falta de vedamento labial.

IV. A terapia miofuncional visa a acelerar a recuperação dos movimentos e da função dos músculos, bem como impedir que ocorra a atrofia da musculatura. Na fase flácida é indicada a realização de compressas frias, massagem dedilhando os dedos e exercícios isométricos.

Está(ão) CORRETA(S):

Paciente portador de câncer de boca com tumor localizado em palato mole atingindo 1/5 de palato duro é encaminhado a um fonoaudiólogo após a intervenção cirúrgica para atendimentos, pois as sequelas impactam aspectos da fala e motricidade oral. Com relação ao quadro descrito acima, avalie as afirmativas:

I. Fatores de risco para essa patologia são: tabagismo, etilismo, uso de próteses dentárias mal adaptadas, higiene oral precária e dentes em mau estado de conservação.

II. Quando o tumor está localizado na cavidade oral, as sequelas da intervenção cirúrgica causam sintomas que incluem a disfagia leve e sensação de corpo estranho na garganta, além das alterações vocais (rouquidão e aspereza).

III. A prótese obturadora é uma alternativa nas ressecções de palato ou maxila para impedir a comunicação oral/nasal e o refluxo alimentar.

IV. A prótese obturadora deve ser indicada nos casos em que o palato mole foi comprometido, mas no caso de lesões mais extensas, não apresenta bons resultados.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis