Questões sobre Fisioterapia Neurológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia Neurológica

#Questão 1015539 - Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Fisioterapia

A Toxina Botulínica-A é usada em crianças, com idade entre 6 e 12 anos, pois a espasticidade parece ter um papel importante no desenvolvimento de deformidades e, por essa razão, é muito importante seu manejo durante a fase de crescimento de crianças com paralisia cerebral. Como parte do plano de tratamento que inclui a fisioterapia e o uso de órteses, com vistas à correção cirúrgica definitiva, qual parece ser a vantagem do uso da Toxina Botulínica-A para essas crianças?

#Questão 1015549 - Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Fisioterapia

Um dos principais problemas de pacientes com doenças neuromusculares é a deficiência progressiva da função muscular inspiratória devido ao seu provável seguimento para falência respiratória, a qual é a mais importante causa de morte nesses pacientes.
Sobre o tratamento com treinamento muscular respiratório, assinale a alternativa INCORRETA. 

Doença progressiva e degenerativa do neurônio motor que envolve o neurônio motor inferior (corno anterior da medula e seus homólogos no tronco encefálico, que inervam a musculatura bulbar) e os neurônios motores superiores ou cortico espinais. Caracteriza-se por início insidioso geralmente distal, seguido de atrofia progressiva dos músculos. O comprometimento precoce dos músculos respiratórios pode levar à morte. Estas características são compatíveis com

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) é um componente de tratamento fisioterapêutico. Sua filosofia baseia-se na ideia de que o ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiência, tem um potencial existente não explorado (Kabat, 1950).
A respeito dos princípios neurofisiológicos do método, analise as afirmativas.
I - Somação temporal: ocorre a sucessão de estímulos de baixa intensidade (subliminares) em um certo período de tempo (curto), de forma combinada (somação), para causar excitação.
II - Irradiação: caracteriza-se por uma disseminação e aumento da força de resposta. Ocorre quando a intensidade ou a quantidade de estímulos é aumentada. A resposta poderá ser tanto a excitação quanto inibição.
III - Resistência: auxilia a contração muscular e o controle sensitivo, diminui a força e incrementa a aprendizagem sensitiva.
IV - Inervação Recíproca (inibição recíproca): a contração dos músculos é acompanhada pela inibição simultânea de seus antagonistas. A inervação recíproca é parte fundamental na coordenação motora.

Está correto o que se afirma em

Paciente com queixa de alterações na face há 72 horas, pós episódio de infecção viral. Na avaliação, observa-se dificuldade para enrugar a testa, franzir o supercílio, fechar as pálpebras, abrir a boca, assobiar, inflar a boca e contrair o platisma. Observa-se lagoftalmia com ausência do ato de piscar. Esse quadro clínico é compatível com a lesão de qual nervo craniano?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis