Questões de Fisioterapia da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da CPCON

Os fisioterapeutas podem ter um papel ativo nos níveis de prevenção, que inclui, dentre várias estratégias, a educação. Observando os níveis de prevenção, avalie as assertivas a seguir.
I- Prevenção Primária: Proporcionar educação e apoio para ajudar os pacientes/clientes a fazer escolhas que promovam ou melhorem a saúde.
II- Prevenção Secundária: Interromper o(s) processo(s) que leva(m) ao desenvolvimento da(s) doença(s), enfermidade(s) e outras condições patológicas da saúde por meio de educação, redução de fatores de risco e promoção da saúde geral.
III- Prevenção Terciária: Proporcionar maneiras de limitar o grau de incapacidade, melhorando ao mesmo tempo a função em pacientes/clientes com doenças crônicas e/ou irreversíveis.

É CORRETO o que se afirma em:

As manobras meniscais têm como finalidade provocar o deslocamento ou a compressão do fragmento meniscal roto na superfície articular femorotibial, provocando dor ou estalido. Há uma manobra que é realizada em apoio monopodálico com carga sobre o joelho lesionado a 5° e 20° de flexão. O examinador segura os braços do paciente, e, em seguida, este faz rotação interna e externa sobre os joelhos três vezes. O teste é positivo se houver dor, estalido ou sensação de falseio do joelho. Esta descrição refere-se a qual manobra? 

Durante a internação, o paciente está sujeito ao imobilismo. Uma vez instalado, ocorrem alterações nos sistemas, que podem levar a complicações com maior suscetibilidade em idosos, pessoas com necessidades especiais e em pessoas com doenças crônicas. A posição de sedestação pode ser adotada para os pacientes. É CORRETO afirmar que a sedestação pode desencadear: 

A Escala de Estadiamento de Hoehr e Yahr modificada (HY) é uma escala muito utilizada. Fornece uma estimativa geral da função clínica da doença, combinando déficits funcionais e sinais objetivos (comprometimento). Qual a doença para a qual esta escala é utilizada?

O exercício é uma valiosa forma de terapia de suporte para a paciente com diabetes melito gestacional (DMG). A prescrição de exercícios a grupos especiais deve ser necessariamente individualizada. Na prescrição de exercícios físicos a portadoras de DMG, é importante o fisioterapeuta considerar tanto os parâmetros que garantam o máximo de segurança na execução do programa quanto os aspectos relacionados à otimização dos efeitos benéficos. Avalie as assertivas a seguir que abordam as orientações para a prática segura do exercício.
I- É importante que a gestante se exercite com uma frequência de 1 a 2 vezes/semana, intensidade leve (regulada pela frequência cardíaca e escala para percepção do esforço) e duração de 10 a 15 min. (exercício aeróbico).
II- A gestante deve exercitar-se em uma faixa entre 35 e 45% da frequência cardíaca máxima para garantir uma intensidade adequada na redução dos níveis de glicose sanguínea, sem causar fadiga excessiva.
III- Os sinais de alerta para a interrupção dos exercícios são: sangramento vaginal; dispneia antes do esforço; dor no peito; fadiga muscular; contrações uterinas rítmicas (mais de 3 contrações em 10 min.); trabalho de parto pré-termo; diminuição dos movimentos fetais; perda de líquido amniótico e sintomas de hipoglicemia.

É CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis