Questões de Fisioterapia da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da CPCON

Woods, golfista renomado mundialmente, treina aproximadamente, entre 4 e 6 horas diárias. Começou a apresentar dor e redução da força no membro superior direito. O quadro clínico mais provável é:

Diversos tipos de agentes eletrofísicos são utilizados a fim de prevenir as ulcerações e favorecer o processo de cicatrização das feridas. Dentre eles, destaca-se a estimulação elétrica. Sobre esta temática, avalie as assertivas a seguir.
I- A técnica de aplicação da estimulação elétrica para o tratamento de feridas pode ser mono ou bipolar, conforme o posicionamento dos eletrodos.
II- Como as correntes unidirecionais (polarizadas) apresentam polos fixos e a polaridade apresenta efeito distinto na estimulação do processo cicatricial, a maioria dos estudos tem utilizado a técnica monopolar. Nesta técnica, o eletrodo ativo é posicionado sobre a ferida e outro eletrodo, preferencialmente maior, considerado dispersivo, é posicionado adjacente ao eletrodo ativo, porém, na pele íntegra.
III- Se a ferida estiver relacionada com a osteomielite, a utilização da estimulação elétrica está contraindicada.

É CORRETO o que se afirma em:

O sistema nervoso tem mobilidade considerável para adaptar-se à ampla gama de movimentos impostos a ele pelas atividades diárias. Os testes de provocação são manobras com testes neurodinâmicos para detectar sinais de tensão no tecido neural e seu adequado conhecimento. Quando aplicado corretamente, pode fornecer informações importantes para o tratamento do paciente. Diante dessas considerações, avalie as proposições a seguir:
I- Como as posições de teste colocam tensão em múltiplas articulações, todas as articulações envolvidas precisam ser testadas em conjunto com respeito à amplitude, mobilidade e provocação de sintomas antes do teste de tensão neural. II- Os sinais de tensão são dor ou parestesias com o alongamento que ocorrem quando o sistema neurológico é alongado sobre múltiplas articulações e são aliviados quando uma das articulações da cadeia sai da posição alongada. III- As posições e manobras dos testes usadas para detectar tensão e mobilidade nervosa são as mesmas posições e manobras do tratamento.
É CORRETO o que se afirma em: 

Sobre a Resolução nº 550, de 28 de março de 2022, que Reconhece e Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia em Reumatologia e dá outras providências, para o exercício da especialidade profissional, é necessário o domínio das seguintes grandes áreas de competência:
I- Realizar consulta e diagnóstico fisioterapêutico, com ênfase na capacidade funcional, referente à autonomia e independência das pessoas com doenças reumáticas, por meio da consulta fisioterapêutica, solicitando e realizando interconsulta e encaminhamentos, quando necessário. II- Determinar as condições de interconsultas e de alta fisioterapêutica, sem plano de cuidados domiciliares. III- O exercício do fisioterapeuta especialista em Reumatologia está condicionado ao conhecimento e domínio da farmacocinética e fitoterápicos aplicados a doença reumática. IV- A atuação do fisioterapeuta especialista em Reumatologia se caracteriza pelo exercício profissional apenas nos níveis de atenção à saúde secundário e terciário, sejam eles públicos, privados ou filantrópicos.
É CORRETO o que se afirma em: 

AResolução nº 555, de 28 de março de 2022 – Institui a Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos – CBDF e dá outras providências. Analise as proposições sobre esta Resolução e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas assertivas que se seguem:
( ) Esta Resolução institui a Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos (CBDF), devendo ser utilizada como padrão para a descrição e codificação dos termos Diagnósticos Fisioterapêuticos, seguindo a linguagem da CIF em todas as classificações, para compatibilizar as nomenclaturas dos diagnósticos com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). ( ) AComissão Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (CNPF) prevê atualização a cada três anos da CBDF. ( ) Esta classificação (CBDF), a partir da estrutura básica que caracteriza as deficiências cinético-funcionais dos sistemas orgânicos, propõe, secundariamente, a complementação destes diagnósticos, com base na CIF. ( ) Prognósticos Fisioterapêuticos: podem ser definidos como “parte do processo fisioterapêutico proveniente do(s) diagnóstico(s) fisioterapêutico(s), interpretado a partir da análise de dados semiológicos observados no presente, com o intuito de supor um estágio futuro de uma deficiência cinético-funcional e das capacidades da pessoa quanto às suas limitações de mobilidade e restrições de participação social”.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis