Questões sobre Fisioterapia Neurológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia Neurológica

O tratamento para crianças com encefalopatia crônica não progressiva (Paralisia cerebral) é um grande desafio para o fisioterapeuta, e uma das alternativas é o uso de vibração de corpo inteiro (VCI). Ao analisar a figura a seguir, relativa à velocidade da marcha, apresentada na revisão de Saqueto et al. (2016), pode-se concluir que:
Imagem associada para resolução da questão

I - A velocidade da marcha é aumentada com treino de VCI. II - A VCI não altera a velocidade da marcha. III - A velocidade da marcha, pois há aumento na atividade neuronal.
Assinale a alternativa CORRETA:

A síndrome do túnel do carpo (STC) é a compressão nervosa periférica mais comum, sendo bastante associada ao ambiente laboral, principalmente quando associado à vibração e movimentos repetitivos de punho. Com relação ao tratamento, é CORRETO afirmar:

O termo Acidente Vascular Cerebral (AVC) é usado para designar o déficit neurológico, transitório ou definitivo, em uma determinada área do cérebro, secundário à alteração da irrigação sanguínea no Sistema Nervoso Central (SNC). O AVC poderá gerar comprometimento neurológico focal ou global e o indivíduo desenvolve subitamente sinais e sintomas relacionados ao comprometimento de áreas do cérebro acometidas, podendo deixar sequelas motoras ou neurológicas e até levar à morte. Sobre o AVC, analise as afirmações a seguir:
I.Existem duas classificações para o AVC, a depender da causa: o isquêmico, quando há interrupção do fluxo sanguíneo e consequente falta de O2 para o cérebro; e o hemorrágico, que geralmente ocorre pela ruptura de um vaso sanguíneo com extravasamento de sangue no tecido nervoso.
II.Existem fatores de risco não modificáveis (idoso, sexo masculino, baixo peso ao nascimento, etc.) e modificáveis (HAS, tabagismo, DM, dislipidemia, etc.). Os fatores de risco não modificáveis precisam de incentivo e apoio para mudança de estilo de vida.
III.Os principais sintomas do AVC são: comprometimento motor unilateral ou bilateral (incluindo falta de coordenação), comprometimento sensorial unilateral ou bilateral, a afasia/disfasia, a hemianopsia, o desvio conjugado do olhar, a apraxia, a ataxia e o déficit de percepção.
IV.São indicativos de atendimento emergencial quando o indivíduo apresentar: súbita diminuição da sensibilidade e/ou fraqueza na face, no braço e/ou na perna, especialmente se unilateral, confusão mental, dificuldade para falar ou compreender o que é dito, alterações visuais em um ou ambos os olhos, dificuldade para andar, perda de equilíbrio e/ou da coordenação, dor de cabeça intensa, sem causa conhecida.
V.Deve-se amplamente divulgar a sigla "SAMU" para população ficar atenta aos sinais e sintomas do AVC. A sigla significa "S" de sorriso (durante o AVC a boca pode ficar torta); "A" de abraço (é difícil levantar os dois braços); "M" de música (é difícil falar e cantar); e "U" de urgente (ligar para emergência).

É correto o que se afirma em:

Considerando-se o treino orientado à tarefa na reabilitação neurológica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O objetivo do treinamento motor não é a força muscular, mas sim ______________. Assim, o terapeuta procura não a ativação do maior número possível de unidades motoras, mas auxiliar o paciente a controlar a atividade do número correto de unidades motoras para a função específica que está sendo treinada. 

Analise os excertos sobre os testes para irritação meníngea:
I - Rigidez de nuca: estando o paciente em decúbito dorsal, o examinador coloca uma das mãos na região occipital e, suavemente, tenta fletir a cabeça do paciente. Se o movimento for fácil e amplo, não há rigidez de nuca. Caso contrário, fala-se em resistência, defesa ou simplesmente rigidez de nuca. II - Prova de Brudzinki: com o paciente em decúbito dorsal e membros estendidos, o examinador repousa uma das mãos sobre o tórax do paciente e, com a outra colocada na região occipital, executa uma flexão forçada da cabeça. O sinal consiste na semiflexão brusca das pernas ao ser antefletida passivamente a cabeça do paciente. III - Prova de Kernig: consiste na extensão da perna, estando a coxa fletida em ângulo reto sobre a bacia e a perna sobre a coxa. Considera-se a prova positiva quando o paciente sente dor ao longo do trajeto do nervo ciático e tenta impedir o movimento.
É correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis