Questões sobre Fisioterapia Neurológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia Neurológica

Paciente J. K. L., 61 anos, sexo masculino, teve um acidente vascular encefálico e, hoje, encontra-se hemiplégico à esquerda. O fisioterapeuta identificou o sinal de dragona em seu ombro esquerdo e colocou esse achado como uma das prioridades da terapêutica. Nesse paciente, o sinal de dragona é explicado pela paralisia do músculo  

Na prática clínica dos profissionais de saúde, é cada vez mais frequente o gerenciamento de pacientes portadores de patologias relacionadas ao tronco encefálico. Isso porque, com o avanço das técnicas médicas, os pacientes que antes faleciam, hoje sobrevivem e necessitam de cuidados interdisciplinares. Esses pacientes apresentam quadros marcantes, sobretudo quando não há lesão cerebral e o paciente compreende todas as limitações que enfrenta em seu dia a dia. Essas limitações incidem não somente no estado físico do paciente, mas também em sua dinâmica psicológica, afetando negativamente sua qualidade de vida. Assim, dada tamanha importância dessa estrutura neuroanatômica, o tronco cerebral, faz-se necessário que o fisioterapeuta compreenda a fundo a sua estrutura e a função, para que possa estabelecer um adequado programa de reabilitação para o seu paciente. Considerando o conhecimento de neuroanatomia funcional humana sobre o tronco encefálico, avalie as afirmativas a seguir, julgue-as e marque a alternativa CORRETA.

É uma ferramenta de classificação simples utilizada de forma ampla desde o final dos anos 60. Indica alguns pontos de referência para ajudar o profissional a determinar o estágio da doença de Parkinson (DP), baseando-se nos sintomas motores. Compreende, basicamente, medidas globais de sinais e sintomas que permitem classificar o indivíduo quanto ao nível de incapacidade. Os sinais e sintomas incluem bradicinesia, instabilidade postural, rigidez e tremor. Sobre qual instrumento de avaliação refere-se o excerto acima? 

O sistema nervoso tem mobilidade considerável para adaptar-se à ampla gama de movimentos impostos a ele pelas atividades diárias. Os testes de provocação são manobras com testes neurodinâmicos para detectar sinais de tensão no tecido neural e seu adequado conhecimento. Quando aplicado corretamente, pode fornecer informações importantes para o tratamento do paciente. Diante dessas considerações, avalie as proposições a seguir:
I- Como as posições de teste colocam tensão em múltiplas articulações, todas as articulações envolvidas precisam ser testadas em conjunto com respeito à amplitude, mobilidade e provocação de sintomas antes do teste de tensão neural. II- Os sinais de tensão são dor ou parestesias com o alongamento que ocorrem quando o sistema neurológico é alongado sobre múltiplas articulações e são aliviados quando uma das articulações da cadeia sai da posição alongada. III- As posições e manobras dos testes usadas para detectar tensão e mobilidade nervosa são as mesmas posições e manobras do tratamento.
É CORRETO o que se afirma em: 

Existem diversos testes de exame físico para avaliação e rastreamento neurológico. Dentre eles, tem-se os testes para doenças do reflexo do neurônio motor superior. Qual a alternativa CORRETA que se relaciona a este teste? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis