Listagem de Questões sobre Geral
Na Genealogia da Moral, Nietzsche investiga o ideal ascético e conclui que
o ateísmo incondicional é o seu único opositor verdadeiro.
o ateísmo incondicional é uma de suas formas mais desenvolvidas
a ciência moderna é seu único opositor verdadeiro.
a arte e o ateísmo incondicional são seus verdadeiros antagonistas.
a arte e a ciência moderna são seus verdadeiros opositores.
Para Kant, a proposição de que toda mudança tem que ter uma causa é
um juízo sintético e a priori.
um juízo analítico, puro e a priori.
uma regra e não propriamente um juízo.
uma proposição analítica, mas a posteriori.
uma antinomia da razão pura.
A tese, defendida por Wittgenstein no Tractatus, segundo a qual "a filosofia tem por objetivo a elucidação lógica dos pensamentos" é representativa de um movimento filosófico que buscou
demonstrar a natureza analítica e a priori de todo pensamento e, em especial, do conhecimento científico.
reabilitar a fundamentação transcendental kantiana do conhecimento a partir da lógica.
elucidar a estrutura lingüístico-formal da linguagem e sua relação com os dados empíricos.
superar a tradição metafísica a partir da superação dos princípios da lógica aristotélica.
mostrar que o conhecimento científico é apenas um dentre vários tipos de jogos de linguagem.
Em A Ideologia Alemã, Marx e Engels argumentam que as representações, o pensamento e o comércio intelectual dos homens, de modo mais imediato, são
uma emanação direta do comportamento material dos homens.
um processo constante de negociação entre o simbólico e o material.
fantasias religiosas a serem historicamente superadas pela crítica filosófica.
manifestação da dominação enquanto dimensão histórica primordial.
expressão da mistificação dos conflitos e da exploração dos seres humanos.
Em sua reflexão sobre a tradição filosófica, Heidegger utiliza a expressão "esquecimento do ser" para referir-se ao extravio da metafísica ocidental, que consiste em pensar o ser em função do ente. Tal extravio tem seu início com
os pré-socráticos, quando estes operam a transformação do sentido mítico da verdade, concebido como arkhé, em verdade concebida como alethéia.
Platão, quando este identifica o ser com as idéias, operando a transmutação do sentido da verdade como alethéia em verdade concebida como orthótes.
Nietzsche, quando este concebe o niilismo como eliminação da diferença entre mundo sensível e supra-sensível, iniciando a homogeneização dos entes
Descartes, quando este, através da certeza indubitável do cogito, privilegia o sujeito como o último fundamento de todos os outros entes.
Aristóteles, quando este concebe a verdade como adequação do pensamento à realidade, do enunciado à coisa, operando a transmutação da alethéia em orthótes
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