Listagem de Questões sobre Geral
Ao examinar o papel das artes miméticas em sua cidade ideal, Platão atribui à cama pintada pelo artista um estatuto ontológico
igual ao da cama-idéia, pois o artista apenas transporta para o plano sensível a idéia de cama que já residia em sua alma
igual tanto à cama-idéia quanto à cama do carpinteiro, mas desde que a cama do pintor seja tão perfeita e bela quanto as outras duas
inferior ao da cama-idéia, mas igual à cama produzida pelo carpinteiro, pois tanto este quanto o pintor copiam a idéia única de cama.
inferior ao da cama-idéia, mas superior à cama produzida pelo carpinteiro, pois a cama do artista é acrescida da idéia de beleza.
inferior tanto à cama-idéia quanto à cama do carpinteiro, pois o pintor realiza uma cópia de uma cama que é, também ela, uma cópia.
Um fragmento de Heráclito que guarda uma relação evidente com a resposta de Sócrates para o enigma do oráculo de Delfos é:
"Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio: suas águas não são nunca as mesmas e nós não somos nunca os mesmos".
"Esse mundo, o mesmo e comum para todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez...".
"É necessário saber que a guerra é a comunidade; a justiça é discórdia; e tudo acontece conforme a discórdia e a necessidade".
"O fato de aprender muitas coisas não instrui a inteligência: do contrário teria instruído Hesíodo e Pitágoras".
"O que se opõe a si mesmo está em acordo consigo mesmo; harmonia e tensões contrárias, como as do arco e da lira"
Com relação à Filosofia Primeira ou Teologia, Aristóteles oferece
quatro definições, referindo-se à investigação das causas e princípios primeiros e supremos; ao ser enquanto ser; à substância; e a Deus ou substância supra-sensível.
quatro definições, referindo-se a Deus, substância supra- sensível; ao ser enquanto ser; às causas e princípios primeiros; à crítica à teoria das Formas de Platão.
três definições, referindo-se à investigação de Deus ou à substância supra-sensível; ao ser enquanto ser; à substância, ao ato e à potência.
três definições, referindo-se à investigação das causas e princípios últimos; ao ser enquanto ser; à substância, ao ato e à potência.
uma única definição, que resume todas as outras e que diz respeito ao ser enquanto ser e seu significado único.
Na ética epicurista os prazeres da vida política são considerados como
naturais e necessários, porque ligados à conservação da vida humana.
naturais mas não necessários, pois são um refinamento do instinto de conservação.
não naturais e não necessários, pois comprometem a ataraxía e a aponía.
o coroamento da ataraxía e da aponía, pois só a vida pública lhes confere sentido.
os únicos admissíveis, pois criam condições materiais que favorecem a ataraxía.
Para os estóicos, as ações convenientes são
aquelas que, em tudo e por tudo, são cumpridas segundo o logos.
aquelas que, embora não sendo prejudiciais, não são conformes à natureza.
as mais elevadas e desejáveis ações morais, próprias do homem sábio.
as que são feitas tendo em vista apenas a vantagem de seu autor.
intermediárias entre as ações perfeitas e as viciosas, ou seja, deveres.
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