Listagem de Questões sobre Geral
Para alguns pré-socráticos o ser é considerado infinito, sendo que
Anaximandro e Anaxímenes concebem o ser como infinito apenas no espaço, mas não no tempo.
Parmênides e Melissos concebem o ser como infinito apenas no tempo, mas não no espaço.
Anaxímenes e Anaxágoras concebem o ser como infinito apenas no tempo, e não no espaço.
Anaxágoras e Parmênides concebem o ser como infinito tanto no espaço como no tempo.
Melissos e Anaximandro concebem o ser como infinito tanto no espaço como no tempo.
Em suas considerações sobre a physis, Demócrito e Leucipo propõem uma cosmologia com características muito diferentes das cosmologias dos primeiros pré-socráticos porque afirmam que
cada tipo de matéria provém de uma mistura originária de qualidades que a diferencia das outras matérias e mesmo em sua menor partícula é encontrada a mesma mistura originária, nunca qualidades separadas.
no movimento dos seres não há acaso e nem a intervenção de uma força inteligente externa a eles, mas sim a atuação constante de um princípio físico que rege o encontro e o desencontro de todos os átomos, o clinâmen
o ser é pleno, contínuo, eterno e uno, como queriam os eleatas, com a diferença, porém, de que é composto de unidades discretas, o que implica a negação do vazio, pois até o que parece vazio está repleto de átomos
a multiplicidade e a variação qualitativa das coisas é atribuída ao acréscimo ou decréscimo de um dos quatro elementos naturais, unidos ou separados pelas forças de atração e repulsão.
a multiplicidade e as variações qualitativas dos seres não mais são atribuídas às diferenças de qualidades originárias e sim às diferenças de forma, arranjo e posição dos átomos que os compõem.
Os paradoxos ou aporias de Zenão de Eléia tinham como objetivo:
negar, com Parmênides, a percepção do movimento, da multiplicidade, do espaço e do tempo que nos oferecem os sentidos.
superar a negação do movimento que se encontra no poema de Parmênides, demasiadamente esquemática e dogmática.
defender as teses de Parmênides de maneira direta e irrefutável, com base na lógica e em intuições sensíveis.
mostrar, por absurdo, que o pensamento é limitado e leva ao sem-sentido, como no caso das teses contraintuitivas de Parmênides.
refutar os adversários de Parmênides, mostrando que premissas subjacentes à afirmação do movimento levam a contradições insuperáveis
Para Anaxágoras, a força ordenadora do Kósmos é
responsável pelo nascimento e destruição dos elementos
idêntica aos elementos, eterna, mutável e corpórea.
inteligente, diáfana, sutil e invisível.
dinâmica, mutável e misturada a todas as coisas.
corpórea e captável diretamente pelos sentidos.
Na República idealizada por Platão a justiça pode ser alcançada quando
na hierarquia das classes cada uma desempenhar apenas a função que lhe compete e de acordo com a virtude que lhe é própria.
a classe governante, seja ela qual for, garantir e respeitar os direitos de isonomia e de isegoria para todos os cidadãos de todas as classes.
a diferença entre as classes sociais for eliminada através da comunidade de bens, de mulheres e de ocupações.
as virtudes da sabedoria, da coragem e da temperança estiverem de igual modo desenvolvidas em todas as classes sociais.
as leis passarem a ser elaboradas pelo conjunto dos cidadãos, sem distinção de classe social ou gênero sexual
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