Questões de Ética na Administração Pública do ano 2025

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Listagem de Questões de Ética na Administração Pública do ano 2025

Existem formas pelas quais a corrupção encontra caminho no dia a dia das organizações, em situações comumente evidenciadas como desafios para o trabalho de compliance, accountability e gestão de riscos.


São formas de corrupção, exceto:

Ao conjunto de princípios e valores que orientam a conduta dos servidores na administração pública dá-se o nome de ética no serviço público. O princípio da transparência estabelece que os agentes públicos devem: 

O filósofo Jürgen Habermas, ao propor sua ética do discurso, estabelece fundamentos que têm sido aplicados à compreensão da ética no serviço público. Considere o caso hipotético a seguir:
Um técnico de enfermagem de um consórcio interfederativo de saúde identifica que determinados medicamentos estão sendo distribuídos aos usuários com prazo de validade expirado. Ao verificar a situação, descobre que houve falha no sistema informatizado de controle de estoque, o qual não emitiu alertas sobre o vencimento. O problema afeta diversos municípios consorciados, mas não há ainda registro de incidentes com pacientes. Sua chefia imediata sugere sigilo temporário até que o problema seja corrigido internamente.
Considerando os princípios éticos aplicáveis ao serviço público e às responsabilidades funcionais, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada do servidor:

#Questão 1095485 - Ética na Administração Pública, Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais, NOSSO RUMO, 2025, SEE-AC, Cargos 201 a 240 – Apoio Administrativo Educacional (AAE Nível 2)

A ética profissional se constitui em princípios básicos que orientam o profissional para o exercício de uma profissão, definindo o que ele pode fazer e o que ele não deve fazer. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta uma conduta antiética.

A URBANIDADE no serviço público é o dever de tratar as pessoas com respeito, cortesia e afabilidade, no exercício das atividades profissionais. Esse comportamento envolve civilidade, delicadeza, polidez e cortesia e deve ser aplicado em relações sociais, incluindo os colegas de trabalho, superiores, subordinados e contribuintes.
São exemplos de falta de urbanidade no serviço público:

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