Questões sobre Eletrônica Analógica na Engenharia Eletrônica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Eletrônica Analógica na Engenharia Eletrônica

Considere as seguintes afirmativas para um transistor de junção bipolar:

I. O alfa cc de um transistor é definido como a corrente cc do coletor dividida pela corrente cc da base.
II. A polarização da base é usada quando se deseja que o transistor funcione como chave.
III. Em um transistor, a camada de depleção do diodo coletor é mais estreita que a camada de depleção do diodo emissor.
IV. O ponto de interseção superior da reta de carga é chamado saturação e o ponto de interseção inferior é chamado corte.

São verdadeiras as afirmativas

Medidores LCR são muito confiáveis para a medição de indutância, capacitância e resistência. Com um equipamento LCR, foi medida a capacitância de um capacitor e encontrado o valor de 10µF. Considerando que a tolerância do capacitor é 1%, afirmamos que o valor real da capacitância deste capacitor está na faixa apresentada na alternativa

Os reguladores de tensão podem ser circuitos complexos, que geralmente utilizam circuitos integrados e transistores. Em algumas aplicações, usamos o diodo Zener para simplificar a construção do regulador. O símbolo para esse diodo é mostrado na alternativa

#Questão 1100812 - Engenharia Eletrônica, Eletrônica Analógica na Engenharia Eletrônica, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Técnico Industrial e de Gestão Corporativa – Automação Industrial

Em sistemas industriais, o controle de sinais analógicos é frequentemente realizado utilizando amplificadores operacionais (op-amps). Uma das configurações mais comuns desses dispositivos é o amplificador diferencial, que amplifica a diferença entre dois sinais de entrada enquanto rejeita os sinais em modo comum (common-mode). O correto dimensionamento de resistores é essencial para garantir um ganho preciso e a máxima rejeição do modo comum. Considere um amplificador diferencial com os resistores R1 = 10 kΩ, R2 = 100 kΩ. Os sinais de entrada são V1 = 2V e V2 = 0,5 V. O valor da tensão de saída deste circuito é:

Considere um amplificador operacional ideal configurado como um amplificador não inversor, com os seguintes componentes:

• Resistência de realimentação: Rf = 100 Kω.
• Resistência de entrada: R1 = 10 kΩ.
• Tensão de entrada: Vin = 200 mV.

Além disso, a saída do amplificador está conectada a uma carga RL = 5 kΩ. Sabe-se que a tensão de alimentação do amplificador é Vcc = ± 15 V com uma tensão de saída na saturação igual a 13,5 V. A máxima tensão de entrada Vinmax, que pode ser aplicada sem que o amplificador entre em saturação devido à limitação da tensão de saída é, aproximadamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis