Questões de Engenharia Elétrica da FCM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Elétrica da FCM

Para acionamento de motores elétricos em indústrias podem-se utilizar dois tipos de equipamentos: soft-starts e inversores de frequência.
As principais funções desses equipamentos são, respectivamente,

O diagrama multifilar mostrado na Figura 7 representa o diagrama do circuito de força de uma chave de partida estrela-triângulo para motores elétricos trifásicos.
Imagem associada para resolução da questão
Avalie as afirmações sobre o diagrama mostrado na Figura 7. I - Com o fechamento dos contatores K1 e K3, o motor inicia a sua partida em estrela. II - Com o fechamento dos contatores K2 e K3, o motor inicia a sua partida em triângulo. III - A corrente no circuito durante a partida em estrela corresponde a 33% da corrente nominal do motor. IV - A tensão no motor durante a partida em triângulo corresponde a 58% da tensão nominal da rede elétrica.

Está correto apenas o que se afirma em

Em circuitos de comando de motores industriais com contatores podem-se utilizar os chamados blocos parasitas. A principal função desses blocos é

Em uma instalação elétrica industrial de tensão nominal de 380V existem três circuitos de distribuição com as seguintes cargas:
Circuito I: um motor trifásico de 25 cv / 4 polos (tensão nominal de 380 V, corrente nominal de 35,5 A e relação corrente de partida/corrente nominal de 6,7). Circuito II: 100 lâmpadas fluorescentes de 100 W com reator de alto fator de potência. Circuito III: 10 aparelhos de ar-condicionado de 24.000 BTU (2,34 kW).
Para cada circuito deve ser determinado um fusível de proteção, escolhido dentre as opções mostradas na tabela a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Adotando-se o fator de multiplicação para cálculo da corrente do fusível igual a 0,4, para circuitos com motores, e 1,15, para circuitos com aparelhos, as correntes nominais dos fusíveis dos circuitos I, II e III devem ser, respectivamente,

De acordo com a ABNT NBR 5419:2015, é (são) fator (es) independente (s) da classe do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis