Questões sobre Trânsito, Tráfego e Transporte

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Trânsito, Tráfego e Transporte

O sistema de transporte coletivo urbano de uma cidade possui uma frota total de 115 midiônibus, sendo a frota reserva de 15 veículos. O PMM (Percurso Médio Mensal) dos veículos do sistema é de 5.000 km. A quantidade média de passageiros transportados por mês é de 265.000, sendo 15.000 gratuidades. O custo fixo do sistema é de R$800.000,00/mês e o custo variável de R$1,50/km. Não incidem sobre o sistema: taxas de gerenciamento, ISS, PIS e Confins.
Considerando que a prefeitura desse município repassa para os usuários o custo total do sistema, a Frota Operacional, o passageiro equivalente e a tarifa desse Sistema de transporte coletivo urbano, respectivamente, são:

#Questão 1118225 - Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Tráfego e Transporte, IBADE, 2025, PC-BA, Avaliação Final do Curso de Formação - Perito Criminal de Polícia Civil

Além do interesse pericial para inferência da dinâmica e da causa do sinistro, a partir das evidências colhidas no levantamento de locais de acidentes de trânsito, qual das ações institucionais de fomento à segurança no trânsito, abaixo listadas, não se enquadra no conceito de trânsito seguro?

As medidas de moderação de tráfego são essenciais para aumentar a segurança e o conforto em áreas urbanas. Sobre essas medidas, marque a alternativa correta:

Observe-se a tabela a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


A partir dos dados de contagens volumétricas apresentados acima e utilizando os fatores de equivalência de 1,5 para ônibus, 1,5 para caminhões e 1 para motos, o pico horário, considerando o volume total somente nas quatro horas de medição em unidades de carro de passeio (ucp/h), é: 

Considerando-se níveis de serviço definidos de “A” a “F” no contexto de rodovias, o nível que descreve as condições de fluxo livre, em que a operação dos veículos não é virtualmente afetada pela presença de outros veículos, depende apenas das condições geométricas e das preferências dos motoristas. E o nível que descreve onde a habilidade para manobrar é severamente restringida devido ao congestionamento do tráfego, em que a velocidade é reduzida pelo volume crescente e apenas distúrbios muito pequenos podem ser absorvidos sem que se formem extensas filas são, respectivamente , os níveis: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis