Questões sobre Trânsito, Tráfego e Transporte

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Listagem de Questões sobre Trânsito, Tráfego e Transporte

O conceito de Nível de Serviço refere-se a uma avaliação qualitativa das condições de operação de uma corrente de tráfego, tal como é percebida por motoristas e passageiros. Também indica o conjunto de condições operacionais que ocorrem em uma via, faixa ou interseção, considerando-se os fatores velocidade, tempo de percurso, restrições ou interrupções de trânsito, grau de liberdade de manobra, segurança, conforto, economia e outros. O manual de capacidade estabelece seis níveis de serviços, designados pelas letras A, B, C, D, E e F, para serem aplicados nas rodovias, sob diversos regimes de velocidade e de volume de tráfego. Qual o Nível de Serviço é representativo da capacidade da rodovia? 

As medidas de moderação de tráfego devem ser utilizadas em vias projetadas ou readequadas para tráfego com velocidade de 40 km/h ou menos. Recomenda-se que as medidas de moderação de tráfego não sejam aplicadas em rotas de altas frequências de transporte coletivo ou de veículos de grande porte, pois podem impactar a operação do sistema, o conforto dos passageiros e a mecânica dos veículos. Dadas as intervenções geométricas voltadas à moderação de tráfego que as vias podem dispor,
  I. Lombadas.  II. Plataformas. III. Chicanas. IV. Extensões de meio-fio.
verifica-se que está/ão correta/s  

De acordo com as definições de velocidade expressas no Manual de Estudos de Tráfego do DNIT, é correto afirmar que:

A política tarifária para os serviços de transporte público pode prever a existência de receitas extratarifárias, com o objetivo de complementar as receitas obtidas com o sistema.


As opções a seguir apresentam exemplos de receitas extratarifárias, à exceção de uma. Assinale-a.

Com relação ao transporte público e à inclusão social, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para estimular o combate à desigualdade social, deve-se viabilizar a autonomia do transporte particular para as populações de baixa renda, de forma preferencial aos sistemas de transporte público em virtude de suas condições precárias.

( ) Apesar do acesso ao transporte ser objeto de diversas políticas públicas, ainda se busca sua inclusão como um dos direitos sociais no Art. 6º da Constituição Federal de 1988.

( ) O vale-transporte é um instrumento eficiente na promoção da mobilidade urbana, por viabilizar o acesso ao transporte público para trabalhadores informais

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

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