Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito da CEFET-MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito da CEFET-MG

Analise as afirmativas sobre os conceitos de alguns dos elementos básicos que caracterizam a concepção do controle semafórico.

I. Grupo de movimentos: conjunto de movimentos presentes em uma mesma aproximação que recebem simultaneamente o direito de passagem.

II. Fase: sequência completa dos estágios de uma sinalização semafórica cuja duração em uma interseção, ou seção de via, é definida pela soma dos tempos de todos os estágios programados para o controle do tráfego no local.

III. Estágio: intervalo de tempo em que um ou mais grupos de movimentos recebem simultaneamente o direito de passagem, compreendendo o tempo de verde e o tempo de entreverdes.

IV. Entreverdes: intervalo de tempo compreendido entre o final do verde de um estágio e o início do verde do estágio subsequente.

V. Ciclo: conjunto de semáforos (grupos focais) com indicações luminosas idênticas que controlam grupos de movimentos que recebem simultaneamente o direito de passagem.


Estão corretas apenas as afirmativas

Sobre a circulação de pedestres, é INCORRETO afirmar:

No horário de pico da manhã, uma linha transporta 380 passageiros por hora; tem 320 passageiros por hora no Trecho Crítico; a lotação de projeto do veículo é de 50 passageiros; o tempo de ciclo é 35 minutos e é maior que o Período Típico.
Nessas condições, a frequência de viagens, por hora, no horário de pico da manhã é:

O sistema de transporte coletivo urbano de uma cidade possui uma frota total de 115 midiônibus, sendo a frota reserva de 15 veículos. O PMM (Percurso Médio Mensal) dos veículos do sistema é de 5.000 km. A quantidade média de passageiros transportados por mês é de 265.000, sendo 15.000 gratuidades. O custo fixo do sistema é de R$800.000,00/mês e o custo variável de R$1,50/km. Não incidem sobre o sistema: taxas de gerenciamento, ISS, PIS e Confins.
Considerando que a prefeitura desse município repassa para os usuários o custo total do sistema, a Frota Operacional, o passageiro equivalente e a tarifa desse Sistema de transporte coletivo urbano, respectivamente, são:

A frequência de uma linha de transporte coletivo é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis