Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

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Listagem de Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

As rodovias pavimentadas com duas faixas e dois sentidos de tráfego são divididas em duas classes, I e II, de acordo com a análise da sua capacidade. Em relação a essas classes, analise as afirmativas abaixo.
I. As rodovias de Classe I compreendem ligações de maior importância entre cidades e rodovias arteriais principais conectando importantes vias geradoras de tráfego, rotas de trabalho diário e ligações estaduais e federais de grande relevância.
II. Nas rodovias de Classe II os motoristas não esperam trafegar com velocidades elevadas.
III. As rodovias de Classe II geralmente atendem o tráfego de longa distância ou possuem conexões entre vias que servem o tráfego de longa distância. Nessas vias os motoristas esperam poder trafegar com velocidades relativamente altos.
IV. As rodovias de Classe I não atuam como arteriais principais, compreendendo vias que funcionam como rotas de acesso às rodovias de Classe II ou servem como rodovias turísticas e recreacionais.
V. As rodovias de Classe II geralmente atendem às viagens curtas, inícios e fins de viagens longas.
Estão corretas as afirmativas:

A velocidade diretriz é a velocidade selecionada para fins de projeto da via e relacionada a certas características da mesma, tais como: curvatura, superelevação e distância de visibilidade, das quais depende a operação segura e confortável dos veículos. Representa a maior velocidade com que pode ser percorrido um trecho viário com segurança e em condições aceitáveis de conforto, mesmo com pavimento molhado, quando o veículo estiver submetido apenas às limitações impostas pelas características geométricas, sem influência do tráfego.
(Brasil. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Diretoria Executiva. Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Manual de projeto geométrico de travessias urbanas. Rio de Janeiro, 2010. 392p.)
O comprimento médio das viagens é uma consideração importante a ser feita na fixação da velocidade diretriz em travessias urbana. Em relação a esse comprimento e a velocidade diretriz, assinale a alternativa correta.

#Questão 1013603 - Engenharia de Transportes e Trânsito, , IBFC, 2022, DETRAN-AM, Engenheiro com Especialização em Trânsito

Em certos locais e corredores é recomendável suplementar o sistema viário com ciclovias. Para atender adequadamente ao tráfego de bicicletas, o projetista deve familiarizar-se com suas dimensões, características operacionais e necessidades, em geral. Se tratando de ciclovias, o menor raio de curvatura admitido por uma bicicleta pode ser obtido pela fórmula:
R = v2 127/( e/100 + f)
O raio mínimo (R) é função da velocidade de projeto (?), do coeficiente de atrito entre os pneus e a superfície (f) e uma variável representada na fórmula por ‘e’. Assinale a alternativa correta que descreve essa variável.

O sinal apresentado na Figura 2 a seguir, é empregado sempre que a parada de um veículo seja necessária, na via secundária, ao se aproximar de uma via preferencial. O sinal “Pare” deve ser posicionado no ponto de parada do veículo, ou o mais próximo possível dele, podendo ser acompanhado por uma linha de retenção e/ou da inscrição da palavra “PARE” pintada no pavimento. Observe a figura abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
Figura 2: Posicionamento do sinal PARE – Aproximação sem ilhas Fonte: MT/DNIT/IPR
Para a situação descrita, identifique a distância máxima representada pela letra “X” na Figura 2 e assinale a alternativa correta.

#Questão 1013608 - Engenharia de Transportes e Trânsito, , IBFC, 2022, DETRAN-AM, Engenheiro com Especialização em Trânsito

Para se estudar a movimentação de pessoas e também de mercadorias em uma área de interesse, o estudo de origem-destino pode ser utilizado. Em relação àpesquisa origem-destino,assinale a alternativa incorreta.

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