Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

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Nos estudos de sincronização semafórica, a porção de um ciclo do semáforo onde um veículo, saindo da extremidade de uma artéria principal e se deslocando com uma certa velocidade, passa de semáforo em semáforo sem parar em sinal vermelho, é definida pelo termo: 

Para rodovias de pista simples, podem ser estabelecidos níveis de serviço, que se classificam pelas letras Aa F. Adescrição a seguir relaciona-se a um desses níveis:

“Caracteriza fluxos de tráfego com velocidades de 80 km/h ou pouco maiores em rodovias de Classe I em terreno plano. A demanda de ultrapassagem para manter as velocidades desejadas aproxima-se da capacidade dessa operação. Os motoristas são incluídos em filas 50% do seu tempo de viagem. Fluxos totais de 780 ucp/h podem ser atingidos em condições ideais. Em rodovias de Classe II a velocidade pode cair abaixo de 80 km/h, mas os motoristas não são atrasados mais que 55% de seu tempo de viagem por veículos lentos.”

(DNIT, Manual de Estudos de Tráfego, 2006.)

O nível de serviço caracterizado na descrição acima é: 

O gráfico a seguir demonstra o resultado da contagem da passagem de veículos em determinada seção de uma via, entre as 12h e 18h de determinado dia.
Imagem associada para resolução da questão
O fluxo médio de tráfego neste período, em veículos por minuto, foi de: 

Com o aumento do uso da bicicleta como meio de transporte, aumenta a necessidade de se desenvolverem redes cicloviárias nas cidades. Na construção dessas redes, o entendimento dos fatores que influenciam na escolha de rotas pelos ciclistas é fundamental. Desse modo, uma característica ambiental que afeta essa escolha é a:

O meio de transporte coletivo que se caracteriza por sua flexibilidade e eficiência em rotas de curta e média distância, porém com baixa capacidade de transporte de passageiros e, eventualmente, com grande impacto ambiental é o: 

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