Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

O texto a seguir descreve a execução de um elemento de fundação profunda, executada “in loco”:

“Coloca-se um tubo de aço (molde), cuja ponta consiste em um tampão de concreto com relação água-cimento muito baixa. Este tampão é socado por meio de um soquete (pilão) e vai abrindo caminho no terreno devido ao forte atrito entre o concreto seco e o tubo, arrastando-o para dentro do solo. Ao se alcançar a profundidade desejada, prende-se o molde à torre, coloca-se mais concreto no interior do molde e, com o pilão, provoca-se a expulsão do tampão até a formação de um bulbo de concreto. Finalmente, desce-se a armadura e concreta-se o interior em pequenos trechos, apiloando-os ao mesmo tempo em que se retira o tubo do molde.”

Este elemento de fundação é denominado:

A figura a seguir mostra uma seção transversal de aterro de uma estrada. O talude de aterro do lado direito inicia-se no ponto B e possui a inclinação mostrada acima de seu traçado. O perfil original do terreno está mostrado na linha tracejada da figura, abaixo da qual também se indica a sua inclinação.

Imagem associada para resolução da questão 

A distância vertical entre o ponto A e o “offset” do talude de corte à direita, que corresponde ao ponto (não mostrado na figura) em que o talude encontrará o terreno original, vale em módulo:

A figura a seguir ilustra, geometricamente, um teodolito instalado no ponto P de um terreno, realizando uma visada horizontal a uma regra situada no ponto Q. A constante de Reichembach, (C) correspondente à soma das distâncias c e f, é própria do aparelho.

Imagem associada para resolução da questão 

A expressão que denota o valor da distância horizontal DH em função dos valores de C e H é: 

Afigura a seguir ilustra a declividade transversal que é dada às pistas nas curvas com o intuito de contrabalançar a atuação da aceleração centrífuga:

Imagem associada para resolução da questão

Esta declividade é denominada: 

No projeto de sinalização semafórica em uma interseção com duas correntes de tráfego, incluindo passagem de pedestres, a “fase” de um semáforo corresponde:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis