Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

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Listagem de Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

A figura a seguir mostra uma seção transversal de aterro de uma estrada. O talude de aterro do lado direito inicia-se no ponto B e possui a inclinação mostrada acima de seu traçado. O perfil original do terreno está mostrado na linha tracejada da figura, abaixo da qual também se indica a sua inclinação.

Imagem associada para resolução da questão 

A distância vertical entre o ponto A e o “offset” do talude de corte à direita, que corresponde ao ponto (não mostrado na figura) em que o talude encontrará o terreno original, vale em módulo:

A figura a seguir ilustra, geometricamente, um teodolito instalado no ponto P de um terreno, realizando uma visada horizontal a uma regra situada no ponto Q. A constante de Reichembach, (C) correspondente à soma das distâncias c e f, é própria do aparelho.

Imagem associada para resolução da questão 

A expressão que denota o valor da distância horizontal DH em função dos valores de C e H é: 

Afigura a seguir ilustra a declividade transversal que é dada às pistas nas curvas com o intuito de contrabalançar a atuação da aceleração centrífuga:

Imagem associada para resolução da questão

Esta declividade é denominada: 

No projeto de sinalização semafórica em uma interseção com duas correntes de tráfego, incluindo passagem de pedestres, a “fase” de um semáforo corresponde:

A questão refere-se ao projeto de ciclovias ou ciclofaixas. 


Na implantação de ciclovias ou ciclofaixas unidirecionais, desconsiderando a segregação física e a sarjeta da via, deve-se prever uma largura mínima de faixa igual a: 

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