Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

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Listagem de Questões de Engenharia de Transportes e Trânsito

Para se redigir um relatório técnico é importante que sejam seguidas as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A estrutura de um relatório compreende as partes externa e interna, que são subdivididas em mais partes. Baseado nos conhecimentos sobre a estrutura destes relatórios, assinale a alternativa correta.

O pavimento de uma rodovia pode ser dos tipos flexível ou rígido, ambas apresentando vantagens e desvantagens. Em relação à manutenção e reflexão de luz, pode-se dizer que:

A figura abaixo mostra em preto as curvas de nível de um terreno, por meio do qual passará uma estrada, cujas bordas da pista estão indicadas em cinza. As cotas do terreno estão indicadas em metros.


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo-se que, neste trecho, a estrada terá cota constante de 120 m, a altura máxima de aterro no movimento de terra dessa estrada, considerando apenas a região localizada entre as suas bordas, será de:

Para o projeto de drenagem de uma via, considerou-se um tempo de retorno de 10 anos para a chuva de projeto. Desprezando a dependência temporal na ocorrência das chuvas, a probabilidade de que, ao longo de dois anos, ocorra uma chuva maior ou igual do que a chuva de projeto é de: 

Um observador estaciona em uma aproximação de uma interseção viária, e lá permanece durante determinado período de tempo, registrando as informações sob a perspectiva do condutor que realiza uma manobra evasiva. E fica observando o comportamento do condutor, que foi afetado por essa manobra. A descrição acima caracteriza um estudo de engenharia de tráfego denominado: 

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