Questões de Engenharia Civil da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Civil da Instituto Consulplan

Na avaliação da estabilidade de taludes, é importante reconhecer os processos de dinâmica superficial, tais como erosão, expansão do terreno e movimentos de massa. Sobre tais processos, analise as afirmativas a seguir.
I.
A expansão de terrenos ocorre em rochas e solos que apresentam acréscimo de volume devido ao aumento da umidade (no caso da expansão de argilas) ou por desconfinamento (associado a processos de soerguimento do maciço ou através de cortes feitos nas encostas, por exemplo). II. A erosão laminar está associada a fenômenos de enxurradas barrentas, enquanto que a erosão linear forma sulcos, ravinas e voçorocas. III. Nos maciços terrosos, a propensão ao movimento de massa está relacionada ao seu grau de alteração e suas anisotropias existentes, além de fatores extrínsecos. IV. Apesar de a vegetação favorecer a infiltração da água, em algumas situações ela favorece o movimento de massa através de fenômenos denominados efeito alavanca e efeito cunha.
Está correto o que se afirma em 

Sobre os métodos de lavra a céu aberto, analise os conceitos a seguir.
I.
Utilizado principalmente em jazidas de carvão mineral e xisto betuminoso. A extração do minério envolve escavações longitudinais e paralelas, formando trincheiras. O estéril é removido por equipamentos de grande porte, como draglines e shovels. II. Também denominada quarry mining, envolve a produção de granulados e é empregada para um grupo específico e restrito de minérios. III. Utilizado em corpos mineralizados de qualquer ângulo de mergulho. A extração do minério envolve inicialmente a aplicação da técnica de decapeamento e se dá sempre no sentido descendente. IV. Dentre os principais problemas ambientais relacionados a este método estão: assoreamento dos rios e demais corpos d’água, alteração do nível freático e da qualidade da água dos aquíferos, além da poluição visual e paisagística. V. Apesar de gerar baixo impacto visual, os problemas relacionados à disposição do estéril e dos rejeitos se enquadram entre os maiores problemas ambientais relacionados a este método. VI. Exibe maior produtividade e maior taxa de recuperação do minério em relação aos demais métodos a seco. VII. Método aplicado especialmente para corpos mineralizados de baixa dimensão e pequena inclinação associado a rochas de baixa coesão, no qual o desmonte pode ser feito pelo uso contínuo de água, por trincheiras e por cortes de bancos.
A associação está correta em 

Aquífero é corpo hidrogeológico com capacidade de acumular e transmitir água através dos seus poros, fissuras ou espaços resultantes da dissolução e carreamento de materiais rochosos. Os aquíferos podem ser relativamente pequenos, com apenas dezenas de quilômetros, ou atingir grandes áreas continentais com milhares de quilômetros de extensão, como é o caso do aquífero Guarani, que atinge grande parte do Sudeste e do Sul do Brasil, além de Argentina, Paraguai e Uruguai. Na natureza existem basicamente dois tipos de aquíferos: confinado e livre, conforme ilustra a imagem a seguir:
Imagem associada para resolução da questão


Sobre os aquíferos, assinale a afirmativa a seguir.

Sobre as barragens de rejeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O termo aterro hidráulico é designado para rejeitos de barragem que sofreram processos de modificação, como: ciclonagem e deslamagem. II. Nas barragens utilizando método de montante, o rejeito possui baixa densidade para que ocorra a segregação. Já nos métodos de jusante e da linha de centro, pode ser utilizado qualquer tipo de rejeito. III. Comparando os métodos de barragem de rejeito mais comuns, a resistência a abalos sísmicos é maior no método da linha de centro comparado ao método de jusante. IV. Dentre os problemas mais comuns nas barragens de rejeito construídas pelo método de montante estão: susceptibilidade a liquefação e piping, maior probabilidade a instabilidade, além da baixa segurança em relação a abalos sísmicos. V. Nas barragens de rejeito, o método da linha de centro equivale a um método intermediário entre os tipos de montante e de jusante. Entretanto, as barragens construídas por este método mostram comportamento estrutural mais similar a barragens de jusante. VI. Nas barragens de rejeito ciclonado, a parcela grossa do rejeito oriundo da mineração (underflow) é depositada sobre o talude jusante, responsável pela estabilidade da barragem, enquanto que a fração denominada overflow é destinada a um reservatório.
Está correto o que se afirma apenas em

Vertedores de emergência consistem em uma saída adicional em uma cota mais alta que todas as outras saídas, para que a água verta apenas quando o nível do reservatório tenha se elevado acima do previsto para a precipitação do projeto. São utilizados como recurso de segurança para prevenir transbordamentos em bacias de detenção, conforme ilustra a imagem a seguir: 
Imagem associada para resolução da questão



Sobre o vertedor de emergência, assinale a afirmativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis