Questões de Engenharia Civil da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Civil da Instituto Consulplan

A NBR 11682:2009 prescreve os requisitos exigíveis para o estudo e o controle da estabilidade de encostas e de taludes resultantes de cortes e aterros realizados em encostas. Abrange, também, as condições para estudos, projetos, execução, controle e observação de obras de estabilização. Sobre as investigações geológico-geotécnicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O perfil geotécnico constitui um elemento obrigatório para o estudo de estabilidade de encosta.
( ) As sondagens devem ser encerradas no caso de ocorrência de camadas mais resistentes ou de blocos de rochas intermediários.
( ) Deve-se prever um número mínimo de três sondagens por seção para permitir a identificação da estratigrafia e das características das camadas detectadas.
( ) Ficam dispensadas as sondagens em situações muito simples, envolvendo taludes com até três metros de altura, solos homogêneos ou heterogêneos, sem influência do nível d’água e sem sobrecarga.
( ) No caso de taludes rochosos ou encostas com blocos de rocha, deve ser feito um levantamento contendo aerofotografia ou foto convencional de todo o conjunto, obtida através de montagem, objetivando visualizar toda a área em estudo.
A sequência está correta em

A ABNT NBR 15696:2009 fixa procedimentos e condições que devem ser obedecidos na execução das estruturas provisórias que servem de fôrmas e escoramentos, para a execução de estruturas de concreto moldadas in loco. Sobre os cuidados na montagem, na concretagem e na retirada das fôrmas e escoramentos, assinale a afirmativa correta.

O Brasil é considerado muito suscetível aos movimentos de massa (figuras 1, 2 e 3) devido às condições climáticas marcadas por verões de chuvas intensas em regiões de grandes maciços montanhosos. Nos centros urbanos, os movimentos de massa têm tomado proporções catastróficas. Atividades humanas como cortes em talude, aterros, depósitos de lixo, modificações na drenagem, desmatamentos, dentre outras, têm aumentado a vulnerabilidade das encostas para a formação desses processos, sendo que tal condição é agravada, principalmente, quando ocorrem ocupações irregulares, sem a infraestrutura adequada, em áreas de relevo íngreme:
Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em: https://www.gov.br/cemaden/pt-br/paginas/ameacas-naturais.)
Considerando as informações, segundo a terminologia apresentada na NBR 11682:2009, os tipos de movimento de massa são, respectivamente:

A medição de obras é um recurso utilizado pela construção civil para verificar a compatibilidade entre o que é previsto e o que foi executado em uma obra ou serviço. A medição de obras também contribui para a mensuração dos recursos utilizados na obra. Determinado Engenheiro Civil, do quadro da secretaria de obras de um município, responsável pela fiscalização da obra de reforma de um prédio público, realizou uma vistoria de rotina e apresentou ao estagiário o quadro com a medição da obra de reforma para registro:
Imagem associada para resolução da questão

Ainda explicou ao estagiário que somente poderão ser considerados para efeito de medição e pagamento os serviços e obras efetivamente executados pelo contratado e aprovados pela fiscalização, respeitada a rigorosa correspondência com o projeto e as modificações expressa e previamente aprovadas pelo contratante; no caso, a prefeitura. O estagiário observou o quadro e perguntou ao engenheiro qual o percentual de custo realizado da obra de reforma no final do mês de novembro/23. A resposta correta dada pelo engenheiro foi: 

A tabela E1 da NBR 9452:2019 – Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto – Procedimento, traz a caracterização dos elementos estruturais segundo a relevância no sistema estrutural de Obras de Arte Especiais (OAE). As consequências de dano em cada tipo de elemento da OAE são dadas por: elemento principal (P) – cujo dano pode ocasionar o colapso parcial ou total da obra; elemento secundário (S) – cujo dano pode ocasionar ruptura localizada; elemento complementar (C) – cujo dano não causa nenhum comprometimento estrutural, apenas funcional na OAE:

Imagem associada para resolução da questão
(Fonte: NBR 9452:2019.)
Na tabela, os números 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente, os conjuntos de elementos chamados:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis