Questões sobre Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle

Ao preparar o canteiro de obras para executar reparos e ampliação de uma ponte em rodovia situada na cota de 3.500 m, na encosta dos Andes, um engenheiro determinou que a bomba centrífuga radial que forneceria água para a preparação do concreto a ser aplicado no tabuleiro da ponte fosse instalada em poço estanque, junto à corrente, com eixo afogado pelo menos 2 m. Essa recomendação, conforme explicou o engenheiro a seu encarregado, tinha por objetivo evitar a cavitação na entrada da bomba. Ele solicitou, ainda, a instalação de crivo, registro de gaveta e redução excêntrica, no trecho de sucção, a montante da bomba, e redução excêntrica, válvula de retenção e registro de gaveta imediatamente a jusante da bomba, no trecho de recalque. Antes de ultimar seus cálculos, para ter certeza da adequação do desempenho da instalação proposta para o recalque da vazão necessária, mediu a altura geométrica da instalação e os comprimentos dos condutos de sucção e recalque. Após terminar o dimensionamento do desempenho do conjunto bombainstalação, concluiu que a vazão a ser recalcada pelo conjunto proposto seria inferior à vazão requerida e, logo em seguida, iniciou o estudo do sistema de bombeamento sugerido, para propor alterações que permitissem o aumento da vazão a ser recalcada.

Com referência a essa situação hipotética e a conhecimentos a ela relacionados, julgue os itens seguintes.

Caso a betoneira fosse instalada em cota inferior à cota do tabuleiro da ponte, ocorreria redução da altura geométrica da instalação e aumento da vazão recalcada.

Considere as afirmativas.

I. O ciclo PDCA, cuja sigla está em Inglês, é um método utilizado para alcançar metas como manutenção da qualidade da atividade ou melhoria do seu padrão. Suas quatro fases são Planejar (P), Executar (D), Verificar (C) e Corrigir (A).

II. O diagrama de causa-efeito demonstra uma estrutura de dados ou informações que possibilita a identificação das possíveis causas de um problema ou efeito.

III. O histograma é um gráfico de colunas que deve ser utilizado, preferencialmente, quando se quer visualizar onde devem ser concentrados os esforços de melhoria.

Está correto o que se afirma em

Na execução de estruturas de concreto protendido de uma obra, o auditor verificou, antes das cordoalhas serem introduzidas nas bainhas, as três situações descritas abaixo, na área de preparação no canteiro:

I. No térreo, as cordoalhas encontravam-se desenroladas e deixadas livremente sobre uma superfície plana e lisa, onde apresentavam uma curvatura permanente correspondente a uma flecha de 100 mm num comprimento de 2 m.

 II. Para as vigas do segundo pavimento, 20% das cordoalhas utilizadas tiveram os fios cuidadosamente soldados pelo processo MIG e submetidos a rigoroso controle por laboratório de metalurgia acreditado.

III. Na laje do mezanino, foram executadas emendas com conectores de latão e presos por quatro parafusos de aço inoxidável, a uma distância de 3 m das extremidades dos fios.

 O auditor deve emitir parecer condenando o descrito em

Foram retirados de uma obra 500 m3 de silte-argiloso pouco coesivo, 450 m3 de limpeza vegetal, 750 m3 de areia, 400 m3 de argila coesiva, 600 m3 de rocha alterada e 800 m3 de entulho de demolição de estrutura de concreto.

Os volumes de materiais de I, II e III categorias são, respectivamente:

As estações de tratamento convencionais empregam processos destinados a corrigir as características físicas, químicas e biológicas da água, tornando-a apropriada para o consumo. Uma seqüência adequada para aplicação destes processos corresponde a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis