Questões sobre Estradas e Transporte

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Listagem de Questões sobre Estradas e Transporte

De acordo com o Manual de Drenagem de Rodovias do DNIT, a função primordial da drenagem de uma rodovia é eliminar a água que, sob qualquer forma, atinge o corpo estradal, captando-a e conduzindo-a para locais em que menos afete a segurança e durabilidade da via. Em relação à transposição de talvegues, analise as assertivas a seguir:


I. As obras para transposição dos talvegues podem ser bueiros, pontilhões e pontes.

II. Os bueiros devem ser dimensionados como condutos forçados, visto que pode ocorrer pressurização excessiva em caso de grandes índices pluviométricos.

III. Os pontilhões são obras usadas para transposição de talvegues em casos em que não possam ser construídos bueiros por imposição da descarga de projeto ou do greide projetado.


Quais estão corretas?

O sistema rodoviário brasileiro classifica os pavimentos em dois grandes grupos: rígidos e flexíveis. O emprego de cada um deles vai depender da escolha dos materiais empregados nas obras de pavimentação. Acerca desses pavimentos, analise as assertivas a seguir:
I. O Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) é utilizado nas camadas de revestimentos de pavimentação rígida. II. Os pavimentos rígidos apresentam uma maior resistência às deformações permanentes quando comparados aos pavimentos flexíveis. III. As trilhas de roda são típicas patologias que ocorrem nos pavimentos flexíveis. IV. O concreto de cimento Portland é utilizado na execução da camada de revestimento dos pavimentos flexíveis.
Quais estão corretas?

De acordo com a terminologia empregada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na área de inspeção de pontes rodoviárias, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. É a primeira inspeção da obra e deve ser efetuada imediatamente após sua conclusão ou assim que ela se incorpora no sistema viário.

2. É programada, com intervalos adequados, em geral de um a dois anos, e destinada a coletar observações e/ou medições para identificar qualquer anomalia em desenvolvimento.

3. Deverá ser efetuada em intervalos máximos de cinco anos, em todas as pontes consideradas excepcionais, pelo seu porte, pelo seu sistema estrutural ou pelo seu comportamento problemático.

4. É recomendada para monitorar uma anormalidade já suspeita ou já detectada, tal como pequeno recalque de fundação, uma erosão incipiente, um encontro parcialmente descalçado, etc.


Coluna 2

( ) Inspeção Especial.

( ) Inspeção Rotineira.

( ) Inspeção Cadastral.

( ) Inspeção Intermediária.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em uma obra geotécnica, a sondagem do solo ou subsolo é de essencial importância para se avaliar a situação em que as diversas camadas de solo se encontram. No Brasil, o ensaio de campo mais utilizado é o SPT (Standart Penetration Test) por ser um ensaio simples e de baixo custo. Sobre o ensaio SPT, analise as seguintes assertivas:
I. É possível, através da sondagem SPT, realizar a avaliação da resistência à penetração das camadas de solo investigadas no ensaio. II. Após a sondagem SPT, gera-se um documento de análise, denominado Boletim de Sondagem. III. O martelo padronizado, utilizado na cravação dos tubos de revestimentos e da composição de hastes, deve ter uma massa de 100 kg. IV. A sondagem SPT é constituída por um método indireto, em que não é realizada retirada de solo.
Quais estão corretas?

A resistência ao cisalhamento é considerada um dos principais parâmetros ao se estudar a mecânica dos solos. Isso acontece, pois, na maioria das vezes, as rupturas dos solos ocorrem devido ao cisalhamento. Com base nisso, para se obter a resistência ao cisalhamento de determinado solo, as principais propriedades a serem consideradas são:

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