Questões sobre Estradas e Transporte

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estradas e Transporte

Analise as afirmativas abaixo em relação aos materiais utilizados na pavimentação de estradas.
1. Cimentos Asfálticos de Petróleo são produtos básicos da destilação do petróleo, semisólidos a temperatura ambiente, necessitando de aquecimento para adquirir consistência adequada para utilização. 2. Asfaltos diluídos são produtos em que uma fase asfáltica é dispersa em uma fase aquosa com o auxílio de um agente emulsificante e resultam compostos de 10 a 30% de CAP, em torno de 1% de emulsificante e o restante de água. 3. Emulsões asfálticas são ligantes asfálticos tratados com solventes orgânicos de petróleo e que podem ser aplicados com pequeno aquecimento (20 a 50°C) ou a frio.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Nas etapas do projeto de estradas, entre as camadas do pavimento, a camada estruturalmente mais importante cuja função é resistir e distribuir os esforços provenientes da ação do tráfego, atenuando a transmissão destes esforços às camadas subjacentes, é o(a):

A terraplenagem é uma técnica composta pelo conjunto de operações que consiste em cortar e retirar o excesso de terra de um terreno, a fim de deixar a região nivelada para execução do projeto de edificação e/ou empreendimento. Nela existem algumas etapas básicas como: Limpeza da área, Escavação, Aterro e Compactação. Referente a definições prevista em norma, assinale a alternativa incorreta.

O Manual de Pavimentação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) é referência para estudos e dimensionamento de projetos de engenharia rodoviária.

Avalie as afirmações sobre dimensionamento de pavimento tendo como base as informações contidas no Manual de Pavimentação do DNIT.
I - Dentre as propriedades físicas e mecânicas de maior interesse no campo rodoviário, destacam-se as seguintes: permeabilidade, capilaridade, compressibilidade, elasticidade, contratilidade e expansibilidade e resistência ao cisalhamento. II - A sub-base é uma camada de espessura constante, posta por circunstâncias técnico-econômicas, acima da de regularização, com características geotécnicas inferiores ao material usado na camada que lhe for superior, porém melhores que o material do subleito. III - O ensaio de Proctor consiste na determinação da relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo-de-prova de solo e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa brita padronizada. IV - O espaçamento máximo entre dois furos de sondagem no sentido longitudinal é de 100 m a 200 m, tanto em corte como em aterro, devendo reduzir-se, no caso de grande variação de tipos de solos. Nos pontos de passagem de corte para aterro devem ser realizados, também, furos de sondagem. V - A confecção de remendos deverá ser composta, obrigatoriamente, pelas seguintes etapas: regularização da degradação (panelas), impermeabilização (imprimação) das camadas granulares atingidas, espalhamento, conformação e compactação do material de enchimento, e selagem superficial (vedação final) quando o material de enchimento apresentar índice de vazios elevado maior que 6%.

Está correto apenas o que se afirma em 

#Questão 921806 - Engenharia Civil, Estradas e Transporte, FGV, 2023, CGE-SC, Auditor do Estado - Engenharia Civil - Tarde (Conhecimentos Específicos)

A figura a seguir mostra o cronograma físico-financeiro de uma obra de engenharia, cuja duração total é de 10 meses; os valores estão expressos em R$.
33.png (356×112) 
A atividade que possui a maior relação custo total/tempo de execução é a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis