Questões sobre Estradas e Transporte

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estradas e Transporte

#Questão 883803 - Engenharia Civil, Estradas e Transporte, CESPE / CEBRASPE, 2020, MPE/CE, Analista Ministerial - Engenharia Civil

Durante a execução de um serviço de terraplenagem, uma construtora solicitou um aditivo contratual, em decorrência do surgimento de uma camada de solo mole não prevista em projeto. O fiscal, diferentemente da empresa, considerou não haver motivos para ajustes no contrato, alegando que o solo estava saturado devido à incidência de chuvas.

Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item.


A eventual classificação do solo como saturado, mediante comprovação técnica, implica sua classificação como solo mole, necessariamente.

#Questão 883804 - Engenharia Civil, Estradas e Transporte, CESPE / CEBRASPE, 2020, MPE/CE, Analista Ministerial - Engenharia Civil

Durante a execução de um serviço de terraplenagem, uma construtora solicitou um aditivo contratual, em decorrência do surgimento de uma camada de solo mole não prevista em projeto. O fiscal, diferentemente da empresa, considerou não haver motivos para ajustes no contrato, alegando que o solo estava saturado devido à incidência de chuvas.

Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item.


Caso se comprove a existência de solo mole, as composições de custos deverão permanecer as mesmas, pois a escavação de solos moles exige o emprego de escavadeiras hidráulicas dotadas de pneus — utilizadas em solos mais resistentes —, sendo desnecessário realizar qualquer ajuste contratual.

Entre as propriedades físicas e mecânicas de maior interesse no campo rodoviário, destacam-se: permeabilidade, capilaridade, compressibilidade, elasticidade, contratilidade e expansibilidade e resistência ao cisalhamento.


De acordo com o Manual de pavimentação, DNIT/2006, qual a definição de capilaridade?

O manual de projeto geométrico de travessias urbanas do DNIT (2010) apresenta a classificação funcional das vias urbanas, isto é, a categorização conforme a função que desempenham dentro do sistema viário e o tipo de serviço que entregam. Nesse sentido, analise as características de um determinado tipo de via urbana: • São vias com controle de acesso aos lotes marginais, de modo a minimizar os efeitos do atrito lateral e eliminar os principais pontos de conflito. São exemplos deste controle: exigências de altura dos meios-fios e restrições quanto aos retornos possíveis. • Devem prover elevado grau de mobilidade para as viagens mais longas, oferecendo velocidades de operação e níveis de serviço elevados. • Normalmente a seção transversal não inclui acostamentos.
As características acima definem:

Para padronizar a linguagem, a norma DNIT 005/2003 – TER apresenta os termos técnicos que devem ser empregados em relação aos defeitos que porventura possam ocorrer em pavimentos flexíveis e semirrígidos. Desse modo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Remendo.

2. Fissura.

3. Trinca.

4. Afundamento.

5. Panela.


Coluna 2

( ) Cavidade que se forma no revestimento por diversas causas, inclusive por falta de aderência entre camadas superpostas.

( ) Panela preenchida com uma ou mais camadas de pavimento na operação denominada de “tapaburaco”.

( ) Fenda de largura capilar existente no revestimento, posicionada longitudinal, transversal ou obliquamente ao eixo da via.

( ) Fenda existente no revestimento, facilmente visível à vista desarmada. Pode ser isolada ou interligada.

( ) Deformação permanente caracterizada por depressão da superfície do pavimento acompanhada, ou não, de solevamento.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis