Questões sobre Estradas e Transporte

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Listagem de Questões sobre Estradas e Transporte

A Política Nacional de Mobilidade Urbana é instrumento da política de desenvolvimento urbano de que trata a Constituição Federal, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas cidades, cujas diretrizes foram instituídas na Lei nº 12.587/2012. Sobre o tema, é correto afirmar que:

Em relação aos Estudos e Projetos de Estradas, conforme Manual Técnico para Conservação e Recuperação de Estradas Vicinais de Terra do IPT, Manual de projeto geométrico de Travessias Urbanas e Manual de Pavimentação do DNIT, assinale a alternativa correta.

A norma DNIT 031/2006 especifica os procedimentos e os materiais a serem utilizados na execução de camadas do pavimento flexível de estradas de rodagem a partir da utilização de concreto asfáltico usinado a quente. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


1. O concreto asfáltico é constituído por agregado graúdo, agregado miúdo, material de enchimento filer e ligante asfáltico.

2. A verificação final da qualidade do revestimento de concreto asfáltico inclui a determinação da espessura da camada, verificação dos alinhamentos, o controle do acabamento da superfície e as condições de segurança.

3. O tráfego só pode ser liberado após o completo resfriamento dos revestimentos.

4. Diferentemente do cimento asfáltico, os agregados não precisam estar em uma determinada temperatura, podendo ser empregados na temperatura em que já se encontram.


O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Sobre os procedimentos a serem empregados na execução de aterros, conforme a especificação de serviço do DNIT (108/2009 – ES), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os materiais a serem utilizados na execução dos aterros devem ser provenientes das escavações referentes à execução dos cortes e da utilização de empréstimos.

II. O material de escavação de cortes que não é aproveitado nos aterros, seja em razão de sua má-qualidade, volume ou excessiva distância de transporte, e que é depositado fora da plataforma da rodovia recebe a denominação de bota-fora.

III. Durante a execução dos aterros, é necessário controlar e verificar a inclinação dos taludes, seja através do uso de esquadro ou gabarito apropriado.

IV. Em situações de alargamento de aterros, sua execução obrigatoriamente deverá ocorrer de baixo para cima, acompanhada de degraus nos seus taludes.

De acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas do DNIT (Publicação IPR – 740), as vias __________________ apresentam maior mobilidade que as vias ____________, que, por sua vez, apresentam menor acessibilidade que as vias _______________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

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