Listagem de Questões sobre Geral
A liberalização do mercado no setor de transporte aéreo do Brasil permitiu um grande desenvolvimento da aviação nacional, no entanto, observa-se a existência de algumas limitações ao desenvolvimento do setor, sendo uma das mais significativas delas
o forte crescimento das empresas aéreas estrangeiras no mercado doméstico.
a concentração de aeroportos de maior volume de operações na região sudeste.
o câmbio monetário flutuante do Euro e do Dólar americano em relação ao Real.
o número elevado de aeroportos com restrições às operações de aeronaves de grande envergadura.
a reduzida disponibilidade de profissionais especializados para o setor.
As ações que buscam estabelecer o uso flexível do espaço aéreo, com o objetivo de aumentar a capacidade, eficiência e flexibilidade das operações aeronáuticas, estão associadas com o segmento de gestão denominado
Serviço de Tráfego Aéreo.
Controle de Tráfego Aéreo.
Gerenciamento do Espaço Aéreo.
Gerenciamento da Navegação Aérea.
Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, IV e V são, respectivamente:
V; F; V; V; F.
F; F; V; V; F.
V; V; F; F; V.
F; V; F; F; F.
V; F; V; F; V.
A realização de um estudo econômico precedente à implantação de um aeroporto é fundamental para analisar a região e avaliar seu potencial de crescimento. Tendo em vista tal contexto, é correto concluir:
Localidades que já possuem um aeroporto com demanda estabilizada não necessitam de novas avaliações sobre este potencial.
O estudo é fundamental para o estabelecimento da projeção do sítio aeroportuário, bem como para a consequente elaboração de seu Plano Diretor.
Para uma mesma localidade, esta avaliação elimina a necessidade de busca por diferentes sítios aeroportuários que sejam considerados alternativos.
A avaliação econômica somente deve ser realizada se houver intenção de operação de aviação regular no aeroporto.
Este estudo somente torna-se necessário em caso de implantação de aeroportos privados.
Acerca dos critérios de implantação de uma infraestrutura específica para operação V/STOL, é correto afirmar:
A existência de pista de táxi não é pré-requisito para este tipo de infraestrutura.
Deve-se considerar a elevação do sítio aeroportuário como um fator importante para a sua implantação.
Sendo uma operação estritamente militar, exige uma infraestrutura que possibilite que a operação seja realizada somente em condições meteorológicas visuais.
Não existe necessidade de definição de uma aeronave de projeto, devido ao dimensionamento reduzido da pista e da capacidade operacional que as aeronaves desta categoria apresentam.
Por se tratar de uma situação operacional relativamente nova, ainda não existe uma legislação no contexto da navegação aérea internacional que apoie a construção de infraestrutura apropriada.
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