Listagem de Questões sobre Geral
O ATM representa o dinâmico e integrado gerenciamento do tráfego aéreo e do espaço aéreo com o objetivo de garantir a segurança e eficiência nas operações, mediante provimento de serviços de forma colaborativa entre todos os participantes. Dentre os componentes do processo dessa gestão destaca-se a administração do sistema aeroportuário, cuja atuação está diretamente relacionada com
a capacidade praticada no aeroporto pelo órgão de Controle de Tráfego.
a diminuição do volume de operações em caso de aumento da demanda aérea.
a condição de todos os aeroportos brasileiros serem monitorados ou coordenados.
o fato de que a alteração do status operacional da infraestrutura aeroportuária disponível pode alterar a capacidade do aeroporto.
a necessidade da existência de pátios e controle de rampa dinâmico nos aeroportos de maior fluxo de tráfego.
A utilização do sistema de iluminação de pistas é fundamental para as operações aéreas no período noturno, sendo que, a partir de um determinado percentual de inoperância das luzes de balizamento, o sistema deve ser considerado indisponível. Nesse sentido, os percentuais mínimos de disponibilidade das luzes de cabeceira e do eixo da pista, para operações sob regras de voo por instrumentos em aeródromos de não-precisão, devem ser, respectivamente:
75% e 75%.
75% e 85%.
85% e 75%.
90% e 80%.
80% e 90%.
Os pátios de estacionamentos de aeronaves são considerados como um dos componentes do sistema aeroportuário que influenciam diretamente para a definição da capacidade do aeroporto em atender a expectativa de demanda de tráfego aéreo. Nesse contexto, o principal fator a ser levado em consideração no dimensionamento dos referidos pátios refere-se
a problemas de ruídos das aeronaves.
à visibilidade da área de pátio pela Torre de Controle.
ao mix de aeronaves que vai utilizar o aeroporto.
ao tipo de sistema moto-propulsor a ser utilizado (motor convencional, pistão ou turbina).
à possibilidade de danos ambientais por vazamentos e outros resíduos das aeronaves.
Analise: I. A classificação de um sítio aeroportuário é definida em função da infraestrutura aeroportuária existente.
Analise:
I
II
III
aeroporto voltado ao transporte de passageiros.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
V; F; F.
F; F; V.
V; V; F.
F; V; F.
V; F; V.
Analise: I. A infraestrutura de controle de tráfego aéreo é o segmento que define a capacidade operacional de um aeroporto.
demanda deste.
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