Questões de Enfermagem da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da CPCON

A Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, causada pela falta de insulina e/ou pela incapacidade e/ou devido à falta de insulina necessária para exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente. A insulina é produzida pelo pâncreas, sendo responsável pela manutenção do metabolismo (quebra da glicose) para permitir que tenhamos energia para manter o organismo em funcionamento. Entre os fatores de risco para a Diabetes Mellitus, estão: Fonte: Guia do Agente Comunitário de Saúde (2009).

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.
Analise as afirmativas abaixo:

I- São considerados princípios da PNH: transversalidade, indissociabilidade entre atenção e gestão e protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos coletivos.
II- Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítimo e singular necessidade de saúde. Para tal, faz-se necessário uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, assegurando que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.
III- Na Atenção Básica, têm-se como parâmetro preconizado pela PNH a organização do acolhimento, de modo a promover a ampliação efetiva do acesso à Atenção Básica e aos demais níveis do sistema, eliminando as filas, organizando o atendimento com base em riscos/vulnerabilidade priorizados e buscando adequação da capacidade resolutiva.
IV- No que se refere à implementação de ações de urgência e emergência nos prontos-socorros e serviços equivalentes, a PNH defende que a demanda seja acolhida e atendida de acordo com a avaliação de risco, de forma a garantir o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.

Após análise das afirmativas descritas acima, pode-se afirmar que estão CORRETA(S):

Quando identificada no início e devidamente tratada, a maioria das Infecções Sexualmente Transmissíveis tem cura. Entretanto, para obter um bom resultado durante e após o tratamento, é necessário ter alguns cuidados.
Analise as afirmativas abaixo sobre as orientações que devem ser seguidas pelos portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis: Fonte: Guia do Agente Comunitário de Saúde (2009). 
I- Seguir rigorosamente o tratamento indicado pelo profissional de saúde. II- O tratamento deve ser suspenso quando não houver mais sinal ou sintoma da doença. III- Os parceiros devem ser conscientizados a fazer o tratamento, para evitar que o problema continue. IV- Durante o tratamento, em hipótese alguma, pode ocorrer as relações sexuais.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Nas atividades desenvolvidas pelos agentes de combate às endemias, podem-se observar alguns fatores de risco capazes de levar à ocorrência ou à complicação de doenças e agravos. Associe a primeira coluna de fatores de risco com a segunda, que traz as situações de exposição.

(1) Riscos químicos (2) Riscos físicos (3) Riscos ergonômicos e de organização do trabalho e riscos sociais  (4) Riscos biológicos (5) Riscos mecânicos e de acidente de trabalho

( ) Exposição ocupacional a agentes biológicos (como bactérias, toxinas, vírus, protozoários) disseminados no ambiente, que podem ser transmitidos por vetores ou por lesões provocadas por objetos perfurocortantes potencialmente contaminados e, ainda, pelo ar ou outra forma.
( ) Realização de trabalho em pé com deslocamento intenso e esforço físico, elevação e transporte de peso, flexão e extensão de membros superiores e de tronco, agachamentos, postura inadequada, monotonia e repetitividade de atividades. Jornadas de trabalho extensas, pressão para o cumprimento de metas, estresse ocupacional relacionado à organização do trabalho, tensão, ansiedade, frustração e depressão desencadeadas por agentes estressores existentes no ambiente laboral. Violência verbal e física, exposição à violência urbana, precariedade dos vínculos.
( ) Trabalho desenvolvido em ambientes abertos, com exposição a radiações, variação de temperaturas (elevadas ou baixas) e umidade, uso de maquinário que emite ruídos e vibrações.
( ) Manipulação de inseticidas e equipamentos necessários à sua aplicação.
( ) Uso de maquinários e equipamentos, queda de diferentes alturas, colisões, atropelamentos, picadas e contato com insetos e animais peçonhentos, armazenamento inadequado de materiais, projeção de partículas ou objetos, perfurações, lesões, cortes, ferimentos, mordedura de animais, deslocamentos em áreas com sinalização precária, uso de motocicletas em algumas atividades.
Fonte: Manual sobre Medidas de Proteção à Saúde dos Agentes de Combate às Endemias (2019).

A sequência CORRETA dessa associação é:

Sobre as medidas de prevenção e critérios diagnósticos de infecções puerperais em parto vaginal e cirurgia (BRASIL, 2017), uma infecção puerperal é uma das principais causas de morbimortalidade materna, constituindo um importante problema de saúde pública que demanda medidas de prevenção desses eventos nos serviços de saúde. Assim, o Enfermeiro precisa reconhecer o significado de técnicas e procedimentos para compreender as medidas preventivas e os critérios utilizados para a segurança do paciente nos serviços de saúde destinados às parturientes. Quanto à técnica de EMBROCAÇÃO VAGINAL, é CORRETO afirmar: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis