Questões de Enfermagem da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da CPCON

A Srª. MJA, 22 anos, primípara, chega a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) afirmando que seu bebê está com capacidade prejudicada de sugar o peito e que está ficando muitas horas sem mamar (com jejum prolongado). A mãe diz que está notando que seu bebê não consegue executar o ato de sucção, deixando-a angustiada e preocupada com o que fazer. Ela procurou a enfermeira da UBS e quer orientações sobre a amamentação, pois ela não está conseguindo amamentar após a alta da maternidade. De acordo com a definição exposta, qual das alternativas abaixo apresenta o Diagnóstico de Enfermagem CORRETO para a situação apresentada? 

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira:


Imagem associada para resolução da questão



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETAdesta associação:

Sobre anemias na gestação, leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:
I- A deficiência de ferro é a principal causa de anemia na gestação, pois os depósitos de ferro são reduzidos durante a gravidez em decorrência de uma maior demanda para suprir o aumento da hemoglobina circulante e o desenvolvimento fetal. II- A anemia perniciosa pode acontecer na gestação e o hemograma vai mostrar a redução de hematócrito e hemoglobina, com presença de hemácias hipocrômicas e microcíticas. III- Uma mulher com doença falciforme raramente engravida. Além disso, é uma condição clínica contraindicada para quem quer engravidar. IV- Aanemia megaloblástica é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil e a causa da doença é uma mutação de ponto da globina beta da hemoglobina, originando no lugar da hemoglobina A (HbA) uma hemoglobina mutante denominada hemoglobina S (HbS). V- Em gestantes com anemia ferropriva com ausência de microcitose, deve-se suspeitar de anemia megaloblástica associada.
É CORRETO o que se afirma apenas em: 

Acerca da sustentabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI):

“As vacinas e a vigilância foram responsáveis pela eliminação da varíola, pela interrupção da transmissão da poliomielite e do sarampo autóctone. [...]. Os resultados positivos se sucedem graças a um trabalho articulado que envolve as três esferas de gestão, por meio de ações coordenadas de planejamento, capacitação, infraestrutura e logística, capazes de permitir que na linha de frente do SUS, na ponta do Sistema, no contato da equipe com a população, seja entregue um produto com qualidade, com todas as suas características e especificidades preservadas” (BRASIL, 2013, p.15) BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Programa Nacional de Imunizações (PNI) : 40 anos .– Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

O parágrafo supramencionado foi extraído de uma publicação em alusão aos 40 anos do PNI, o qual destaca a importância deste programa brasileiro, que ao longo das décadas vem acumulando reconhecimento internacional pela importante contribuição para a redução ou eliminação de doenças que ao longo dos tempos promoveram uma alta morbimortalidade e, em alguns casos sequelas permanentes. Para auxiliar a manutenção dos benefícios do PNI para toda a sociedade, algumas iniciativas são propostas:

I- Investimentos em formação e qualificação das equipes de vacinação e dos outros profissionais nas diferentes esferas de gestão, o que resulta em profissionais de saúde capacitados e conscientes da grande responsabilidade que têm.
II- Estímulo ao aprimoramento do registro da atividade de vacinação e busca incessante do alcance dos públicos-alvo representados por altas e hegemôneas coberturas, aspectos imprescindíveis para a avaliação dos resultados do programa.
III- Rede de Frio de imunobiológicos cada vez mais eficiente, mais capaz de identificar situações de risco e de garantir um produto com qualidade, do começo ao fim da cadeia, quando a vacina cumpre o propósito para o qual foi concebida: a capacidade de proteger a pessoa vacinada.

Das iniciativas propostas, assinale a alternativa CORRETA. 

A aspiração é necessária quando os pacientes são incapazes de limpar as secreções respiratórias das vias aéreas por tosse ou outros procedimentos menos invasivos. As técnicas de aspiração incluem aspiração orofaríngea e nasofaríngea, aspiração orotraqueal e nasotraqueal, além de aspiração de uma via aérea artificial. Analise as sentenças a seguir.

I- Na maioria dos casos, use a técnica estéril para aspiração porque a orofaringe e a traqueia são consideradas estéreis. A boca é considerada limpa; portanto, você aspira as secreções orais após aspirar a orofaringe e a traqueia.
II- Cada tipo de aspiração requer o uso de um cateter flexível com ponta arredondada com orifícios nas laterais e na extremidade do cateter.
III- A aspiração orotraqueal ou nasotraqueal é necessária quando um paciente com secreções pulmonares é incapaz de tratar as secreções através da tosse e não tem uma via aérea artificial presente.
IV- A complicação mais comum de uma sonda de traqueostomia é a obstrução parcial ou total da via aérea causada pelo acúmulo de secreções respiratórias.

Após a análise das sentenças, assinale qual alternativa está CORRETA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis