Questões sobre Doenças/ Patologias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças/ Patologias

A tira reagente utilizada para a determinação do pH e densidade e a pesquisa de elementos químicos no exame de urina rotina é constituída por um suporte plástico contendo áreas impregnadas com reagentes químicos. Uma reação de cor se desenvolve quando as áreas de química seca entram em contato com a urina. Sobre a tira reagente utilizada no exame de urina julgue os itens a seguir e marque a alternativa correta com relação alterações observadas em amostra de urina mantidas a temperatura ambiente após 2 horas.

I- Um aumento no pH pode se dá através da produção de amônia, a partir da ureia, por bactérias contaminantes.

II- Diminuição da glicose pode ocorrer através da glicólise por ação de bactérias.

III- A oxidação da biliverdina por exposição à luz pode levar à diminuição de bilirrubina.

IV- A oxidação de urobilina por exposição à luz pode levar ao aumento de urobilinogênio.

V- A presença de nitrito pode ocorrer por bactérias contaminantes na amostra.

Com relação à Malária, marque a alternativa INCORRETA:

Sobre as parasitoses que acomentem os seres humanos julgue os itens a seguir:

I- A Leishmaniose Tegumentar Americana é causada por parasitos do gênero Leismania Ross, 1903. Este protozoário tem seu ciclo completado em dois hospedeiros, um vertebrado e um invertebrado (heteroxeno). Os hospedeiros vertebrados incluem uma grande variedade de mamíferos: Roedores, edentados (tatu, tamanduá, preguiça), marsupiais (gambá), canídeos e primatas, inclusive o homem. Os hospedeiros invertebrados são pequenos insetos da ordem Diptera, família Psycodidae, sub-família Phlebotominae, gênero Lutzomyia.

II- Quanto a morfologia: a Leishmania apresenta três formas durante o seu ciclo: - Amastigotas: de forma oval ou esférica, estas são as formas encontradas no hospedeiro vertebrado, no interior das células do SMF. Não há flagelo livre, mas um rudimento presente na bolsa flagelar. - Promastigotas: formas alongadas em cuja região anterior emerge um flagelo livre. São encontradas no tubo digestivo do inseto vetor e em cultura. - Paramastigotas: formas ovais ou arredondadas com flagelo livre. São encontradas aderidas ao epitélio do trato digestivo do vetor através de hemidesmossomas.

III- Com relação ao diagnóstico laboratorial, existem alguns métodos imunológicos como o teste intradérmico de Montenegro: é o mais utilizado no país para levantamentos epidemiológicos, avalia a hipersensibilidade retarda do paciente e a Reação de Imunofluorescência indireta (RIFI): teste bastante usado, com alta sensibilidade, porém apresenta reação cruzada para outros tripanossomatídeos. IV- Ciclo no vertebrado: O inseto, na sua tentativa de ingestão de sangue, injeta as formas amastigotas no local da picada. Dentro de 4 a 8 horas estes flagelados são interiorizados pelos macrófagos teciduais. Rapidamente as formas amastigotas se transformam em promastigotas, que são encontradas no sangue 24 horas após a fagocitose. As promastigotas resistem à ação destruidora dos macrófagos e se multiplicam intensamente, até ocupar todo o citoplasmo O macrófago se rompe, liberando as promastigotas, que vão penetrar em outros macrófagos, iniciando a reação inflamatória.

São fatores de risco para hemorragia pós-parto, EXCETO:

A sífilis congênita e neonatal tem ressurgido nos últimos anos como um significativo problema de saúde. Se não tratada durante o pré-natal, pode acometer 50% dos recém-nascidos das gestantes acometidas.

Analise as afirmativas a seguir sobre a sífilis e o acometimento do binômio e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A disseminação hematogênica do Treponema pallidum da gestante infectada, não tratada ou inadequadamente tratada, para o seu concepto pode ocorrer no útero pela via transplacentária, ou pelo líquido amniótico. Além disso, o recém-nascido pode contrair a doença durante o contato com a lesão genital ativa durante o nascimento.

( ) O risco de infecção para o feto e o neonato varia de acordo com o estágio da infecção materna, sendo a transmissão durante a sífilis primária ou secundária pouco comum.

( ) A infecção pode ser assintomática no nascimento em até 2/3 dos recém-nascidos infectados. Nesses casos, os sinais e sintomas podem aparecer nos primeiros 2 anos de vida ou levar até 20 anos.

( ) A sífilis pode ser transmitida por meio do leite materno, por isso as mães infectadas devem ser orientadas a não amamentar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis