Sobre as parasitoses que acomentem os seres humanos julgu...

Sobre as parasitoses que acomentem os seres humanos julgue os itens a seguir:

I- A Leishmaniose Tegumentar Americana é causada por parasitos do gênero Leismania Ross, 1903. Este protozoário tem seu ciclo completado em dois hospedeiros, um vertebrado e um invertebrado (heteroxeno). Os hospedeiros vertebrados incluem uma grande variedade de mamíferos: Roedores, edentados (tatu, tamanduá, preguiça), marsupiais (gambá), canídeos e primatas, inclusive o homem. Os hospedeiros invertebrados são pequenos insetos da ordem Diptera, família Psycodidae, sub-família Phlebotominae, gênero Lutzomyia.

II- Quanto a morfologia: a Leishmania apresenta três formas durante o seu ciclo: - Amastigotas: de forma oval ou esférica, estas são as formas encontradas no hospedeiro vertebrado, no interior das células do SMF. Não há flagelo livre, mas um rudimento presente na bolsa flagelar. - Promastigotas: formas alongadas em cuja região anterior emerge um flagelo livre. São encontradas no tubo digestivo do inseto vetor e em cultura. - Paramastigotas: formas ovais ou arredondadas com flagelo livre. São encontradas aderidas ao epitélio do trato digestivo do vetor através de hemidesmossomas.

III- Com relação ao diagnóstico laboratorial, existem alguns métodos imunológicos como o teste intradérmico de Montenegro: é o mais utilizado no país para levantamentos epidemiológicos, avalia a hipersensibilidade retarda do paciente e a Reação de Imunofluorescência indireta (RIFI): teste bastante usado, com alta sensibilidade, porém apresenta reação cruzada para outros tripanossomatídeos. IV- Ciclo no vertebrado: O inseto, na sua tentativa de ingestão de sangue, injeta as formas amastigotas no local da picada. Dentro de 4 a 8 horas estes flagelados são interiorizados pelos macrófagos teciduais. Rapidamente as formas amastigotas se transformam em promastigotas, que são encontradas no sangue 24 horas após a fagocitose. As promastigotas resistem à ação destruidora dos macrófagos e se multiplicam intensamente, até ocupar todo o citoplasmo O macrófago se rompe, liberando as promastigotas, que vão penetrar em outros macrófagos, iniciando a reação inflamatória.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis