Questões sobre Doenças/ Patologias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças/ Patologias

Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e enfermidades respiratórias crônicas, principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida, além de ocasionarem impactos econômicos negativos para as famílias, as comunidades e a sociedade em geral. Sobre o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil (2011-2022), assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 638446 - Enfermagem, Doenças/ Patologias, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Técnico em Enfermagem com Qualidade de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho

Considerando o cuidado de enfermagem e a responsabilidade dos técnicos de enfermagem a pessoas com doenças transmissíveis e/ou parasitárias, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I. Sobre os aspectos clínicos da Dengue, Zika e Chikungunya, ocorre início súbito de febre alta (39 a 40oC) na Dengue e Chikungunya, mas na Zika esse sintoma pode estar ausente.

II. No caso da hanseníase, o trato respiratório é a mais provável via de entrada do M. Leprae no corpo.

III. Na coleta de escarro para diagnóstico de tuberculose pulmonar, recomenda-se a coleta de duas amostras, obtida após esforço da tosse e com volume ideal compreendido entre 5 a 10 mL.

IV. A transmissão da malária é feita: pela picada do mosquito Anopheles, por transmissão direta pessoa-pessoa, e raramente por transfusão de sangue infectado.

V. A Leishmaniose Visceral (LV) é uma zoonose, por isso, a LV humana não é de notificação compulsória.

As afirmativas I, II, III, IV e V são respectivamente:

Considerando a fisiopatologia e os cuidados de enfermagem com o paciente crítico com insuficiência renal aguda (IRA), assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 638447 - Enfermagem, Doenças/ Patologias, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Técnico em Enfermagem com Qualidade de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho

A febre amarela é uma doença febril aguda de curta duração e gravidade variável. Atualmente, casos de surtos vem sendo noticiado na grande mídia, e vem causando certo pânico na população. Acerca da febre amarela urbana (FAU), analise as afirmativas a seguir:

I. O mosquito Aedes Aegypti é o principal vetor e reservatório.

II. O principal transmissor da FAU para o ser humano é o macaco.

III. O tratamento é sintomático, sob hospitalização, com repouso e reposição hídrica e sanguínea, quando indicada.

IV. Entre as medidas de controle estão a vacinação e a educação em saúde.

V. Na FAU não há período de incubação, sendo a transmissibilidade imediata após contrair a infecção.

Assinale a alternativa correta:

#Questão 638453 - Enfermagem, Doenças/ Patologias, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Enfermeiro Especialista em Nefrologia

Doenças transmissíveis (DTs) são causas de mortes no Brasil e no mundo, especialmente na contemporaneidade com o advento das doenças emergentes e re-emergentes. Para elaborar um bom plano de educação em saúde e implementar cuidados efetivos, o enfermeiro deve dominar conhecimentos específicos de epidemiologia. Considerando o tema da epidemiologia das DTs, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I. Sarampo e caxumba são exemplos de DTs que podem ser transmitidas por aerossóis primários; já o escarro contendo Mycobacterium tuberculosis pode dar origem a aerossóis secundários e infectar as pessoas.

II. Realizar inquérito para descoberta de casos em uma comunidade está no âmbito da prevenção secundária.

III. No âmbito do sistema de vigilância em saúde, no caso das DTs não se aplica a “definição de caso”, pois é preciso implementar medidas imediatas para a interrupção da cadeia de transmissão.

IV. Um plano de medidas de prevenção para Brucelose, fasciolíase e febre tifoide, que objetive o enfoque no veículo que possa transportar os agentes infecciosos de tais doenças, deve propor cuidados específicos com a alimentação.

V. Plano de profilaxia para AIDS, doença de Chagas e Sífilis deve incluir cuidados voltados ao sangue para transfusão.

As afirmativas I, II, III, IV e V são respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis