A sífilis congênita e neonatal tem ressurgido nos últi...

A sífilis congênita e neonatal tem ressurgido nos últimos anos como um significativo problema de saúde. Se não tratada durante o pré-natal, pode acometer 50% dos recém-nascidos das gestantes acometidas.

Analise as afirmativas a seguir sobre a sífilis e o acometimento do binômio e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A disseminação hematogênica do Treponema pallidum da gestante infectada, não tratada ou inadequadamente tratada, para o seu concepto pode ocorrer no útero pela via transplacentária, ou pelo líquido amniótico. Além disso, o recém-nascido pode contrair a doença durante o contato com a lesão genital ativa durante o nascimento.

( ) O risco de infecção para o feto e o neonato varia de acordo com o estágio da infecção materna, sendo a transmissão durante a sífilis primária ou secundária pouco comum.

( ) A infecção pode ser assintomática no nascimento em até 2/3 dos recém-nascidos infectados. Nesses casos, os sinais e sintomas podem aparecer nos primeiros 2 anos de vida ou levar até 20 anos.

( ) A sífilis pode ser transmitida por meio do leite materno, por isso as mães infectadas devem ser orientadas a não amamentar.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis