Questões sobre Administração em Enfermagem

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Listagem de Questões sobre Administração em Enfermagem

#Questão 354372 - Enfermagem, Administração em Enfermagem, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Educação Continuada)

Com a crescente mudança no cenário do mercado de trabalho, as políticas de formação profissional sofreram modificação e atualmente a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades pelo trabalhador é uma exigência para as organizações. Nas instituições de saúde, essas políticas surgem por meio dos programas de educação permanente. Sobre educação permanente, afirma-se:

I. Educação permanente consiste na aprendizagem dentro do ambiente de trabalho em que o aprender e o ensinar são incorporados pelo trabalhador.

II. A educação permanente promove a aquisição de conhecimentos pelo trabalhador

 baseado nas necessidades de organização.

III. Entende-se como educação permanente a promoção de capacitação e treinamento, objetivando a mudança de comportamento.

IV. A educação permanente constitui-se num programa responsável pela capacitação e pela promoção da melhoria da habilidade de toda a equipe de trabalho.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 354373 - Enfermagem, Administração em Enfermagem, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Educação Continuada)

A preocupação com a busca pela excelência visando a resultados positivos na assistência a saúde, gerou um movimento das instituições de saúde para à qualificação dos recursos humanos. Coube, então, a implantação de serviços de educação continuada, os quais possuem um papel de destaque nessas instituições. É (são) finalidade(s) da educação continuada:

I. Selecionar, capacitar e desenvolver talentos.

II. Mudança de atitude dos profissionais por meio de treinamentos.

III. Definir indicadores assistenciais para as unidades.

IV. Subsidiar meios para alcance de metas.

V. Desenvolver aprimoramento da educação continuada.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 354374 - Enfermagem, Administração em Enfermagem, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Educação Continuada)

“Investimento na capacitação dos recursos humanos, sobretudo na aplicação técnica, não se traduz obrigatoriamente na mudança de comportamento humano e, consequentemente, na melhoria prestada à assistência à saúde”. (NISHIO; BAPTISTA, 2009, p. 20). Essa definição diz respeito à (ao):

#Questão 354375 - Enfermagem, Administração em Enfermagem, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Educação Continuada)

O desempenho humano tem relação direta com a produtividade das organizações de trabalho; sendo, portanto, um grande desafio para diretores, gestores e gerentes. No que diz respeito às técnicas e aos métodos de avaliação do desempenho profissional em enfermagem, é possível empregar escalas de gradação. Sobre o Efeito Halo, resultado de uma escala de gradação na avaliação de desempenho, é CORRETO afirmar:

#Questão 354376 - Enfermagem, Administração em Enfermagem, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Educação Continuada)

O processo de avaliação de desempenho dos profissionais de enfermagem é uma ferramenta gerencial de grande importância para os enfermeiros, pois trata de um recurso para promover crescimento profissional e pessoal. Porém, é preciso clareza nos objetivos de avaliação, sistematização do processo e metodologia segundo a política de recursos humanos da organização. Assinale a alternativa que melhor define a principal finalidade da avaliação de desempenho profissional.

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