Questões sobre Administração em Enfermagem

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Listagem de Questões sobre Administração em Enfermagem

#Questão 354363 - Enfermagem, Administração em Enfermagem, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Função Administrativo)

No contexto da auditoria de qualidade utilizam-se indicadores, a saber:

i) de estrutura que correspondem aos recursos necessários ao processo assistencial, no tocante à administração como um todo;

ii) de processos correspondem às atividades que envolvem os profissionais e os pacientes e os de resultados que correspondem ao produto final da assistência prestada. Considerando a definição de indicadores acima, identifique os indicadores com (E) se estrutura, (P) se processo e (R) se de resultado.

( ) Satisfação das expectativas dos pacientes

( ) Sistema de informação

( ) Cuidados prestados pela enfermagem

( ) Média de permanência do paciente

( ) Aspectos éticos da relação entre os profissionais da equipe de saúde com o paciente

( ) Protocolos assistenciais

( ) Índice de queda de pacientes

( ) Complexidade assistencial do paciente

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:

#Questão 354364 - Enfermagem, Administração em Enfermagem, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Função Administrativo)

Em relação à utilização de indicadores na auditoria dos serviços de enfermagem, afirma-se:

I. Os indicadores proporcionam visualização de tendências e de resultados dos fatores a serem auditados.

II. Há uma diversidade de indicadores de acordo com a literatura e todos com o mesmo grau de importância.

III. O conhecimento das variáveis relacionadas a cada indicador deve ser considerado quando da análise deste.

IV. São necessários um grande número de indicadores para uma adequada e criteriosa auditoria.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 354365 - Enfermagem, Administração em Enfermagem, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Função Administrativo)

A avaliação do processo assistencial de enfermagem é um processo dinâmico que permite aos gestores o desenvolvimento de estratégias para gerenciar os recursos disponíveis. Implantar processo de avaliação de desempenho que quantifique e monitore periodicamente a eficiência dos serviços é um desafio necessário para estruturação do processo de trabalho e otimização dos recursos. Para assegurar a qualidade da assistência de enfermagem são necessários:

I. Indicadores de medição e avaliação que reflitam as linhas de pensamento qualitativas e quantitivas.

II. Controle informal pelos enfermeiros da qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem.

III. O estabelecimento de padrões de qualidade e produtividade.

IV. O estabelecimento de critérios de avaliação somente dos resultados a serem alcançados.

V. O estabelecimento de padrões, indicadores, critérios condizentes com a realidade da instituição.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 354366 - Enfermagem, Administração em Enfermagem, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Função Administrativo)

A Acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Corresponde, essencialmente, em um programa de educação permanente dos atores, e jamais punição (ONA, 2010, p.13). Em relação à acreditação podemos afirmar:

I. Representa uma distinção recebida pela instituição de saúde em decorrência da qualidade evidenciada.

II. Sinaliza para os clientes internos, externos e comunidade em geral, que alcançou um padrão de gestão de negócio e da assistência.

III. Por ser uma interação entre processos e serviços dificulta a cooperação interna entre esses e os colaboradores

IV. É importante ferramenta de gestão, à medida que, com base nos padrões, indicadores e critérios, a organização tem possibilidade de realizar o diagnóstico organizacional.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 354367 - Enfermagem, Administração em Enfermagem, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Função Administrativo)

O instrumento de avaliação utilizado pelas instituições acreditadoras é composto de padrões em três níveis de complexidade crescente e com princípios específicos. Relacione a coluna 1 com a coluna 2:

1. Nível 1 ( ) Gerencia as interações entre os fornecedores e clientes; estabelece sistemática de medição do processo avaliando sua efetividade; promove ações de melhoria e aprendizado.

2. Nível 2 ( ) Desempenho dos processos alinhados e correlacionados às estratégias da organização; os resultados apresentam evolução de desempenho e tendência favorável; evidências de melhorias e inovações, decorrentes do processo de analise crítica, assegurando o comprometimento com a excelência.

3. Nível 3 ( ) Atende aos requisitos formais, técnicos e de estrutura; executa as atividades proporcionando a segurança do cliente/paciente, conforme o perfil e porte da organização.

Assinale a sequência CORRETA:

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