Questões de Enfermagem do ano 2020

Enfermagem - Legislação em Saúde - GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Quissamã - RJ - Medicina Cirurgia Vascular

A Humanização se fundamenta no respeito e valorização da pessoa humana, e constitui um processo que visa à transformação da cultura institucional, por meio da construção coletiva de compromissos éticos e de métodos para as ações de atenção à Saúde e de gestão dos serviços. (Rios, 2009)


Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):


O compromisso ético-estético-político da humanização do SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos, de corresponsabilidade entre eles, de solidariedade dos vínculos estabelecidos, dos direitos dos usuários e da participação coletiva no processo de gestão.

Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas corresponde a diretriz denominada de “Acolhimento” na PNH.

⃣ Humanizar se traduz, então, como exclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas por uma pessoa ou grupo isolado, e às vezes de forma coletiva e compartilhada.


A sequência CORRETA é:

    A) F – V – F.
    B) V – F – V.
    C) F – V – V.
    D) V – F – F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Enfermagem - Atenção Básica e Saúde da Família - GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Quissamã - RJ - Medicina Cirurgia Vascular

A Atenção Básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Sobre a Atenção Básica, analise as afirmativas abaixo:


I. A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.

II. Uma das diretrizes da Atenção Básica é o Cuidado Centrado na doença, no qual o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.

Após a análise das afirmativas acima, é CORRETO afirmar que:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.
    B) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa.
    C) As duas afirmativas são falsas.
    D) A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Enfermagem - Imunização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2020 - TJPA/PA - Provas: Analista Judiciário - Psicologia Analista Judiciário - Serviço Social

Em relação ao calendário nacional de vacinação, o Ministério da Saúde recomenda que os idosos sejam dispensados da imunização contra
    A) influenza.
    B) hepatite B.
    C) tríplice viral.
    D) febre amarela.
    E) dupla adulto (dT).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, normatizada pela Portaria GM/MS nº 2.528, de 19 de outubro de 2006, estabelece as seguintes orientações:
    A) envelhecimento lento e saudável.
    B) atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.
    C) estímulo às ações institucionais.
    D) fortalecimento das iniciativas profissionais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem 358/2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências como a seguinte:
    A) art. 1º- O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, nos ambientes hospitalares dos serviços públicos em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
    B) art. 2º- O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes.
    C) art. 3º- O Processo de Enfermagem compreende a coleta de dados, o diagnóstico de enfermagem, o planejamento das ações e as intervenções de enfermagem, e o modelo a ser utilizado pode ser criado e/ou adaptado conforme o perfil e a cultura da instituição.
    D) art. 4º- Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que a regulamenta, incumbe a execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
De acordo com a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e o Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que regulamentam o exercício da Enfermagem no País, está/estão entre as competências do Enfermeiro Generalista na área da Saúde da Mulher
    A) realizar Manobra de Kristeller em partos difíceis.
    B) a execução e assistência obstétrica em situação de emergência e execução do parto sem ou com distócia.
    C) a identificação das distócias obstétricas e a tomada de providências até a chegada do médico.
    D) a prestação de assistência de enfermagem à gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido e o acompanhamento da evolução e do trabalho de parto.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Enfermagem - Saúde Mental - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem

A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 0599/2018 determina Norma Técnica para atuação da Equipe de Enfermagem em Saúde mental e Psiquiatria. A equipe de enfermagem da Saúde Mental e Psiquiatria é formada por Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem. Esses profissionais devem realizar suas atribuições em conformidade com o disposto na Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e o Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que regulamentam o exercício da Enfermagem no país. Dentre as competências do Enfermeiro indicam-se as seguintes:
    A) implantar as práticas integrativas e complementares; incentivar o desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular dos usuários nos serviços em que atua; prescrever medicações padronizadas aos usuários em sofrimento psíquico; supervisionar o funcionamento dos grupos terapêuticos.
    B) planejar, coordenar, organizar, dirigir e avaliar o serviço de enfermagem na atenção em saúde mental e psiquiatria; realizar Processo de Enfermagem por meio da consulta de enfermagem em saúde mental com o objetivo de viabilizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem; prescrever cuidados de enfermagem voltados à saúde do indivíduo em sofrimento mental; utilizar modelos teóricos para fundamentar e sistematizar as ações de cuidado de enfermagem em saúde mental, por meio do Processo de Enfermagem.
    C) supervisionar as ações para o desenvolvimento do processo de reabilitação psicossocial; realizar registro escrito dos trabalhos em grupo no livro de ocorrências, aplicar testes e escalas em Saúde Mental quando da ausência de outros profissionais e se necessário.
    D) realizar, privativamente, a regulação do acesso aos leitos de acolhimento noturno, com base em critérios clínicos, em especial, desintoxicação e/ou critérios psicossociais, como a necessidade de observação, repouso e proteção, manejo de conflito, dentre outros
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Dentre os princípios e as instruções para o Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas, conforme estabelecido no Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde (2014), consideram-se os seguintes:
    A) propiciar o acesso e o acolhimento aos usuários com doenças crônicas em todos os pontos de atenção; humanizar a atenção; efetivar um modelo centrado no usuário e baseado nas necessidades de saúde.
    B) garantir a autonomia dos profissionais na constituição de estratégias de apoio ao cuidado do paciente e equidade a partir do reconhecimento dos determinantes sociais da saúde.
    C) prover a formação profissional e educação permanente de pacientes, familiares e profissionais para qualificação do cuidado e autocuidado, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
    D) garantir o atendimento dos portadores de doenças crônicas, principalmente idosos, mulheres e cardiopatas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O Programa Melhor em Casa, lançado pelo Ministério da Saúde, é indicado para pessoas com dificuldades passageiras ou definitivas de sair de suas residências para chegar ao atendimento de saúde ou para pessoas que estejam em situações em que a atenção domiciliar seja mais adequada para o seu tratamento. A atenção domiciliar vislumbra um cuidado mais próximo da rotina da família, com vistas a evitar hospitalizações desnecessárias e diminuir o risco de infecções. Sobre esse Programa é correto afirmar que
    A) é composto por diversos profissionais de Medicina e Enfermagem que realizam atendimento no domicílio das pessoas necessitadas de cuidados de saúde menos complexos.
    B) o acesso ao atendimento domiciliar pelo Programa Melhor em Casa é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou, ainda, por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
    C) os pacientes que precisam de equipamentos e outros recursos de saúde que demandam maior frequência de cuidado, como acompanhamento contínuo, não podem ser assistidos pelo Programa Melhor em Casa.
    D) caso alguém da comunidade precise do Programa Melhor em Casa, deve agendar uma consulta médica e esse profissional emitir uma guia de referência solicitando esse tipo de atendimento.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
De acordo com o Ministério da Saúde (2013), dentre as estratégias prioritárias na Rede de Atenção à Urgência e Emergência destacam-se
    A) qualificação das portas hospitalares de urgência e emergência e da emergência, estratégicas para a RUE, e da atenção ao paciente crítico ou grave por meio da qualificação das unidades de terapia intensiva.
    B) regulação dos leitos de retaguarda clínicos; criação das unidades de isolamentos e de hospitais especializados em atenção psiquiátrica e para idosos.
    C) qualificação da atenção por meio da organização das linhas de cuidados, como psiquiátrica, obstétrica, oftalmológica, cardiovascular e traumatológica.
    D) definição da atenção domiciliar organizada por intermédio das equipes de enfermagem de atenção domiciliar (ENAD) e das equipes de enfermagem de apoio (ENAP).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: