Questões de Enfermagem da FADESP

Durante a internação de um paciente de 32 anos na clínica médica, a equipe de enfermagem procedia diariamente aos cuidados assistenciais prescritos. Como havia prescrições de vários medicamentos por via endovenosa, a equipe estava preocupada em manter o acesso venoso periférico pérvio e prevenir complicações, buscando sempre o conforto do paciente. Para que isso ocorra, o ideal é escolher uma veia que suporte a terapia intravenosa por, pelo menos,
    A) dois dias.
    B) três dias.
    C) dezesseis horas.
    D) vinte e quatro horas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A seleção do local de punção para administração de medicamentos deve ser realizada a partir da avaliação das condições do paciente e da escolha do cateter. Vários fatores podem influenciar a escolha da punção em membros superiores, porém, a segurança e conforto do paciente devem predominar. Quanto às vantagens e desvantagens dos locais de punção venosa periférica é correto afirmar que
    A) as veias do arco dorsal da mão têm como vantagem menor ocorrência de obstrução de cateter e ausência de dor durante a punção.
    B) uma das vantagens da punção do arco dorsal da mão é a facilidade de fixação de cateter e a não interferência nas atividades do paciente.
    C) as veias do antebraço, apesar de calibrosas, têm como desvantagem indicação de terapia prolongada.
    D) a facilidade de visualização e dilatação das veias cefálica e basílica, no antebraço, é uma das vantagens deste local de escolha.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A verificação da pressão arterial é um procedimento feito rotineiramente em pacientes internados para tratamento terapêutico. Para aferição deste sinal vital, a técnica exige habilidade e conhecimento científico. Quanto à qualidade dos sons de Korotkoff, gerados pelos batimentos cardíacos durante a deflação do manguito, é correto afirmar que
    A) o som de Korotkoff I representa um som baixo, fraco e pouco definido.
    B) o som de Korotkoff II representa um som forte bem definido e curto.
    C) o som de Korotkoff III surge mais nítido e intenso, com desaparecimento de sons soprosos.
    D) o som de Korotkoff IV desaparece por completo, não sendo mais audível.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
São várias as causas das úlceras, que requerem tratamento de alto custo, especialmente as úlceras chamadas de vasculogênicas, que são provenientes, em sua grande maioria, de distúrbios circulatórios nos membros inferiores. Quanto às características destas lesões é correto afirmar que as úlceras
    A) venosas são mais frequentes e se localizam no terço médio da perna e na região do maléolo radial.
    B) de maior frequência se localizam na região distal dos membros inferiores, [acrescentar na] região retromaleolar, no calcâneo e nos dedos dos pés e são chamadas de arteriais ou isquêmicas.
    C) de maior incidência ocorrem em função de traumas e se localizam no terço médio proximal da perna, sendo chamadas de estase.
    D) neuropáticas têm maior incidência nos membros inferiores, preferencialmente nas proeminências ósseas, e surgem de forma indiscriminada e com presença de dor intensa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O registro de enfermagem é considerado uma das formas mais importantes de comunicação em um ambiente hospitalar, já que permite conhecer e acompanhar, por meio do prontuário, a história do paciente e as diversas condutas terapêuticas da equipe multiprofissional. É correto afirmar que o prontuário e seus registros constituem
    A) documento de respaldo legal para o paciente visitante, em que devem constar, prioritariamente, as informações médicas.
    B) (B) fonte de coleta de dados, para o ensino, pesquisa, e assistência para pacientes e seus familiares.
    C) fundamentos essenciais para a avaliação da equipe de enfermagem, exclusivamente.
    D) importante indicador da qualidade e da quantidade da assistência prestada ao paciente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A escolha da posição cirúrgica é um fator preponderante para garantir a segurança do paciente e o êxito durante o ato operatório. O posicionamento na mesa cirúrgica depende de vários fatores, como tipo de anestésico, dor à movimentação, local da incisão, idade e tamanho do paciente. Entre as diversas posições cirúrgicas, aquela que é considerada uma variação da posição dorsal e que promove a posição das alças intestinais na parede superior da cavidade abdominal é chamada de
    A) Trendelemburg.
    B) Supina.
    C) Rose.
    D) Prona.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Dona Sandra, do leito 15, fazia uso de dreno de Jackson Pratt, em razão de cirurgia no membro inferior. Porém, no segundo dia de pós-operatório, a paciente começou a queixar-se de dor no local e referiu que durante a noite não percebeu drenagem e estava preocupada. O técnico de enfermagem que assumiu o plantão pela manhã acalmou a paciente, informando que a drenagem continuaria quando ele fizesse o movimento de comprimir o dreno antes de fechar. Neste caso, a drenagem não havia ocorrido porque esse tipo de dreno funciona por
    A) gravidade.
    B) aspiração.
    C) pressão positiva.
    D) sucção.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Por meio do Conselho Federal de Enfermagem, o código de ética dos profissionais de enfermagem foi revisado pela resolução 564/2017, com base nos princípios fundamentais, imperativos para as condutas destes profissionais. Este código rege, entre outros, a caracterização das infrações éticas e disciplinares, assim como a aplicação das respectivas penalidades. Diante disso, quando um profissional de enfermagem sofre repreensão, e esta é divulgada nas publicações oficiais do sistema do COFEN, Conselho Regional de Enfermagem, e em jornais de grande circulação, está diante da seguinte penalidade:
    A) advertência verbal.
    B) censura.
    C) suspensão do exercício profissional
    D) cassação do exercício profissional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Enfermagem

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, normatizada pela Portaria GM/MS nº 2.528, de 19 de outubro de 2006, estabelece as seguintes orientações:
    A) envelhecimento lento e saudável.
    B) atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.
    C) estímulo às ações institucionais.
    D) fortalecimento das iniciativas profissionais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem 358/2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências como a seguinte:
    A) art. 1º- O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, nos ambientes hospitalares dos serviços públicos em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
    B) art. 2º- O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes.
    C) art. 3º- O Processo de Enfermagem compreende a coleta de dados, o diagnóstico de enfermagem, o planejamento das ações e as intervenções de enfermagem, e o modelo a ser utilizado pode ser criado e/ou adaptado conforme o perfil e a cultura da instituição.
    D) art. 4º- Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que a regulamenta, incumbe a execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: